Nesse artigo abordaremos de forma superficial o assunto NDVI e recomendamos caso tenha interesse ir a fundo procurar artigos técnicos em livros ou sites especializados.

A sigla NDVI vem do inglês que significa Normalized Difference Vegetation Index e é usado área fazer aerolevantamento. Sua tradução significa ( Índice de Vegetação da Diferença Normalizada ) em outras palavras, é o índice que analisa a condição da vegetação através de sensoriamento remoto.

O NDVI existe a mais de 40 anos e suas primeiras aplicações foram realizadas pelo Dr. John Rouse que era diretor do Centro de Sensoriamento Remoto da Texas A&M University em 1973.

Esse índice é um algorítimo matemático de bandas espectrais captadas por sensores que fazem a diferenciação de cores a ponto de detectar tipos de vegetações em agriculturas de todas as espécies.
As imagens pode ser captadas por satélite, balão, drones e outros que levam uma tecnologia embarcada capaz de capturar imagens com equipamentos específicos para a função.

Eu tenho um drone e queria fazer imagens para trabalhar com NDVI, eu posso ?

Não, as cameras de drones comuns usam sensores para captar imagens coloridas e o sensor mais comum são o RGB, vermelho, verde e azul, já as câmeras usada para o NDVI  são imagens infravermelho próximo.

As cores que os olhos de uma pessoa normal enxergam é chamada de espectro visível, são elas:
– violeta, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho.
Para a função são necessário câmeras NIR também é derivado do inglês Near Infrared, que significa Infravermelho próximo cores essas que não são reconhecida pelo olho humano.

APP-NDVI-Rio-das-Velhas

Na imagem observamos os pigmentos das folhas que são tratados na região do visível.  A maioria das folhas são verdes porque elas refletem mais nessa faixa do espectro da luz. Enquanto isso na vermelha (Red)  há uma grande absorção de energia. Já o infra-vermelho próximo (NIR) reflete a estrutura celular das plantas.

Por isso essa técnica é tão importante pois leva em consideração a  energia capturada com a refletida do local mostrando as condições das estruturas celulares.

São várias as funções em que é aplicada o NDVI gerando fontes de informações que pode ser vital para uma lavoura sendo tratada com mais assertividade para que se tenha uma ação mais rápida.

As mais conhecidas são:

  1. Criação de Mosaicos Ortofotos
  2. Modelo Digital de Superfície
  3. Modelo Digital do Terreno
  4. Curvas de Nível
  5. Mapa de Cobertura Vegetal
  6. Identificação de Ervas Daninhas
  7. Levantamento de Falhas no Plantio
  8. Mapeamento das Linhas do Plantio
  9. Saúde da Vegetação

O processo é composto por 3 passos:
1. capturar a imagem
2. Processar as imagens com visões no software.
3. Armazenar a imagem processada pelo software.

Existem diversos softwares no mercado cada um com suas funções mais apuradas e com custos dos mais variados porem é importante levar em consideração que o processamento é algo muito importante e exige um equipamento adequado. Já existem hoje algumas empresas que oferecem o processamento em nuvens o que facilita muito e se torna mais seguro.

 

 

O Mercadrone fornece cursos para o uso do NDVI.
ACESSE AQUI QUE LHE LEVAREMOS
www.mercadrone.com.br

 

Fontes de pesquisas
1. http://inteliagro.com.br/
2. http://www.engesat.com.br/
3. http://blog.droneng.com.br/

Denis Souza
Tecnologia e Inovações Mercadrone

Share

1 thought on “NDVI – Você sabe o que é ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.