9 DÚVIDAS SOBRE DRONES

Todo mundo sabe o que é um Drone ou pelo menos 90% das pessoas já viram um drone na TV, internet, revista ou presencialmente.
Para aqueles que possuem algumas dúvidas e querem iniciar nessa área separamos algumas dúvidas mais questionada.

Bom, para começar, deixa eu explicar o que é um drone para aqueles que ainda não sabem.
Drone é toda aeronave multirotor remotamente pilotada não tripulado é denominado como um drone.

 

Veja perguntas e respostas sobre essas máquinas voadoras.

1. Que tipo de uso posso fazer com os  Drones?
Existem 3 tipo de uso hoje no Brasil, o aeromodelismo [atividades recreativas ou competições]; operações experimentais (pesquisas e desenvolvimento); e operações não-experimentais (filmagens de eventos, serviços fotográficos, vigilância, inspeção e uso comercial em geral).

Entre muito outros já existem drones operando em salvas vidas, pulverização de lavouras, mapeamento de áreas de plantio, monitoramento de propriedades, segurança patrimonial, fronteiras territoriais, filmagem de filmes, uso cinematográfico e muitos outros.

2. Posso usar o drone em qualquer lugar?drone-1-1
De acordo com as regras no Brasil somente para o uso do aeromodelismo, desde que sejam respeitadas as regras previstas na Portaria DAC n° 207/STE, de 7 de abril de 1999.
Nas regras dessa portaria existem uma serie de restrições como a proibição em áreas urbana e povoadas, próximo a aeroportos, presídio  e outras. Se recomenda para o uso do aeromodelismo que se voe em áreas próprias para o uso recreativo que são áreas descampada e apropriadas.

O uso dos drones em operações experimentais e não-experimentais, segundo a Anac, é proibido, mas pode ser autorizado caso-a-caso. Ou seja, quem quiser usar o equipamento para filmagens ou mesmo estudos precisa de uma autorização dos órgãos responsáveis: a Anac e o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).

3. Posso comprar um drone e voar?
Qualquer um pode comprar um drone porem há restrições para voos sendo necessários seguir a regulamentação vigente dos órgãos como DECEA, ANAC e Homologação da ANATEL.

4DECEA_capa. Há algum tipo de documento ou licença que me autorize a pilotar um Drone?
Atualmente, não existem licenças para se operar um drone no Brasil. Mas, a operação, caso não seja na categoria aeromodelismo, exige uma série de burocracias, que começa com a homologação do equipamento junto à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Os interessados devem ainda solicitar formalmente à Anac uma autorização de uso e, por fim, obter o certificado de ingresso ao espaço aéreo junto ao Decea.

5. Preciso de autorização para voar todas as vezes? Como ela é feita e qual é o custo?
Sim. As autorizações da Anac e do Decea devem ser solicitadas a cada vez que o drone for utilizado. Os interessados devem procurar os órgãos responsáveis e informar local em que será operado o equipamento, período, finalidade e características do equipamento. A autorização leva até 48 horas segunda a ANAC.

6. Qual é a altura máxima de voo permitida para um drone? Existe uma restrição em relação à velocidade?
Para a modalidade de aeromodelismo, a legislação delimita o voo à altura máxima de 120 metros (400 pés), mas não especifica a velocidade. Nas demais modalidades (operação experimental e não-experimental), as questões relativas à operação do drone serão delimitadas na autorização concedida pela Anac.

7. Existe cursos para me capacitar a voar com drone?
Sim, hoje no Brasil já existem algumas escolas especializadas em cursos de especialização e você pode obter alguns cursos aqui mesmo no site do MERCADRONE.

8. Qual drone para uso recreativo ?
O drone ideal depende muito da utilidade e funções na qual deseja obter em voo, os recursos são os mais váriados desde de resolução de cameras até drones a resistentes a agua, drones que fazem voo de 5 minutos até mais de 1 hora, drones que são pra filmagem até drones para corridas, dessa forma para cada tipo de drone os preços variam de R$ 400 a R$ 15.000.

9. Onde comprar ?
Já existem lojas que vendem drone com total garantia de fabricante no Brasil.
Procure lojas com referencia de Mercado e que faça um pós vendas bom para que você não tenha surpresa.
O Mercadrone é um portal de classificado e você pode encontrar Drones novos direto com o vendedor e também usados onde você pode iniciar no mundo dos drones.

 

Fonte: http://tecnologia.uol.com.br/

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *