Intel apresenta kit de drone “faça você mesmo”

0

Nesta semana, a Intel apresentou várias novidades no evento Intel Development Forum 2016, desde hardwares a avanços consideráveis na Internet das Coisas. Um projeto que recebeu grande destaque foi o kit de drone DIY, ou “faça você mesmo”, Aero. Já disponível para o público, o kit disponibiliza um computador que controla todas as funções de um drone.

A novidade da Intel é quase um “netbook voador”. O processador é um Atom de 1.6 GHz x7-Z8700 que pode se elevar para 2.4 GHz quando necessário. A memória é de 4 GB e o armazenamento é de 16 GB. O dispositivo traz uma placa de Wi-Fislot de cartão SD e conector para SSD. As dimensões da placa são 88mm x 63mm x 20mm, com peso de 60g.

O chip Altera Max 10 FPGA é totalmente programável, permitindo que o usuário programe as predefinições para controlar o motor de cada hélice, além de enviar e receber sinais de sensores e periféricos onboard. A placa também traz uma câmera MIPI CSI-2 econexão USB 3.0 para uma câmera com detecção de movimento e profundidade RealSense.

O sistema operacional do Aero é Linux, permitindo que o usuário crie um programa de acordo com suas necessidades, como, por exemplo, um drone de detecção de fumaça ou de entregas de produtos. Em seguida, basta implantá-lo na placa e adicionar os periféricos necessários junto a um corpo de drone com os motores. A placa Altera FPGA faz o restante, emitindo e recebendo sinais para os controles.

O produto já pode ser encomendado por US$ 400. Até o final do ano, a Intel pretende disponibilizar um kit completo com corpo e motores. A empresa vai fornecer manuais e outras informações, como mapas aéreos.

Fonte: The Register

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.