Além de câmeras em semáforos, drone será usado para monitorar trânsito

0

Agetran prepara estudo que vai guiar mudanças futuras no tráfego, sinalização e obras necessárias nas principais vias da cidade

Além das câmeras instaladas nos semáforos das ruas de Campo Grande, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) comprou um drone para monitorar o tráfego da Capital. As imagens feitas pelo equipamento serão usadas por equipe que está trabalhando na elaboração do raio-x do trânsito na cidade.

De acordo com o diretor-presidente da Agetran, Elidio Pinheiro, pontos de congestionamento da Capital também serão “vigiados” pelo aparelhos que fazem imagens aéreas. “Teremos a possibilidade de medir os km ou metros de congestionamento e trechos com trânsito lento na cidade, para planejar soluções com base em cálculos matemáticos e um trabalho técnico de engenharia de tráfego”.

Uma câmera monitora o trânsito por 24 horas na Afonso Pena em frente ao shopping Pátio Avenidas e outro seria instala ainda hoje na avenida Gury Marques em semáforo próximo ao Terminal Morenão. “Ali [Gury Marques] temos de observar as saídas dos ônibus e o fluxo de pedestre também.

O drone foi comprado por meio de pregão presencial da loja 1 Casa 10 Utilidades, mas a prefeitura não divulgou o valor investido.

Raio-X – O trabalho começou há dois meses e deve ser ampliado para outras vias arteriais e ruas movimentadas da Capital com a compra de mais duas câmeras.

O objetivo é coletar o maior número de informações sobre quantidade e tipo de veículos que transitam pelas ruas e avenidas, e também de acidentes para um estudo completo sobre o trânsito.

Os dados já estão sendo compilados por técnicos do CIT (Centro Integrado de Tecnologia), onde são tabulados por um software simulador de engenharia de tráfego. No futuro, as informações vão servir para planejar mudanças na sinalização e obras necessárias para as principais vias da Capital.

Na prática, os efeitos do estudo só serão sentido no próximo ano.

 

 

 

FONTE CAMPO GRANDE NEWS

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.