Agricultores ameaçados por drones e tratores autónomos na Europa

0

Não é apenas entre os taxistas e profissionais da estrada que a ameaça das tecnologias autônomas se faz sentir. Os veículos autônomos estão igualmente a preocupando outras áreas e setores na Europa.

Os agricultores começam a ficar preocupados pelo impacto que poderá ter o trator autônomo e os drones na agricultura, pois estes podem trabalhar 24 horas sem queixas, dispensando muita mão de obra humana.

Já se estão a ver, um pouco por todo o mundo mais industrializado, pequenas experiência para verificar de que forma os drones e veículos autônomos, podem ser explorados na agricultura. Os dinamizadores destes projetos dizem que estes robôs poderão ser protagonistas de uma revolução nos campos de cultivo em todo o mundo.

Com a população mundial a crescer, é urgente que a produção também o faça

O Banco Mundial indicou que necessitamos de produzir mais 50% de alimentação no ano 2050, isto se a população mundial continuar a crescer a este ritmo. Contudo, esta estimativa, tem de ter em conta factores de impacto ambiental, as alterações climáticas que poderão fazem com que a produção atual seja reduzida até 25%.

 


Agricultura com aposta na robótica

A chave para o equilíbrio está, sem sombra de dúvidas, em aumentar a produtividade da agricultura e esse é um dos fortes argumentos para justificar tratores e equipamento agricultura autônomo, robotizado e menos dependente do homem.

As produções, segundo os especialistas, tendem a aumentar e os custos a diminuir.

Há já grandes esforços para que se implemente mais uma “agricultura autônoma”. Contudo o uma vez mais, o desenvolvimento desses robôs ameaça empregos que então ocupados por gerações de agricultores. Como noutras áreas, o “perigo” está lá: o robô agrícola não tem dias de folga, não se sindicaliza, trabalha 24 horas sem queixas e tem um ritmo diário frenético.

 

Agricultura personalizada

Os estudos apontam um crescimento brutal nesse mercado. A empresa WinterGreen Research estima que, este segmento dos drones agrícolas, irá passar os 494 milhões de dólares este ano e os 3.69 mil milhões em 2022.

 

 

 

FONTE:  PPLWARE

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.