PM faz monitoramento nas ações com seu drone pessoal para ajudar na segurança, ES

0


Um drone começou a ser usado pela Polícia Militar para localizar criminosos, em Linhares, Norte do Espírito Santo. O equipamento pertence a um policial militar que o emprestou para as operações do 12º Batalhão. O município é o primeiro do Espírito Santo a utilizar um drone.

O subcomandante da PM em Linhares, major Max Vieira, falou que o objetivo de usar o equipamento é elevar a capacidade das operações. “Traz maior segurança, porque a gente tem um campo visual melhor. Ele consegue operar em tempo real e diminui as nossas falhas durante as operações. A nossa eficácia aumentou significativamente”, informou.

O drone está sendo usado há dois meses e atinge cinco quilômetros de distância. Nesse período, ele foi utilizado, frequentemente, para mapeamento de rotas de fuga, e, até o momento, em duas operações que resultaram em prisões e em apreensões de drogas.

O soldado Charleston Nogueira, que foi quem emprestou o equipamento, é também quem faz o reconhecimento das áreas.

“Sou um apaixonado por aviação desde criança e, quando comprei o equipamento, em conversa com o comando do batalhão, eles vislumbraram uma oportunidade de auxiliar nas operações. Prontamente, atendi o pedido e tem dado resultados positivos”, disse.

O preço de um drone varia de R$ 5 mil a R$ 1 milhão e pode alcançar um raio de 1 a 100 quilômetros. As imagens podem ser transmitidas em tempo real. O equipamento tem capacidade para obter imagens similares a fotos aéreas, com altíssima resolução, além de detectar movimentos no solo, entre outras funções.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) informou que a Polícia Militar não possui drones e não há previsão para a aquisição do equipamento.

 

 

FONTE G1 

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.