Carro que vira um drone ? Airbus ja exibe carro conceito.

0

Agora a Airbus revelou qual é a sua aposta para o futuro do transporte: um veículo três em um. O carro, chamado de Pop Up, só falta se transformar no Megazord dos Power Rangers. Totalmente autônomo, ele pode ser usado como um veículo comum, mas também há a possibilidade de o usuário utilizá-lo como drone ou, até mesmo, como uma cabine de trem.

De acordo com um vídeo publicado pela Airbus, o veículo funciona a partir de um sistema de inteligência artificial. Tudo que o passageiro precisa fazer é dizer seu destino que o carro automaticamente se encaixa em outros módulos com base nas rotas disponíveis e nos hábitos do usuário.

Um dos módulos é o drone, que decola e aterrissa na vertical. Além de voar, o Pop Up também pode se acoplar em uma linha de trem, como uma cabine, segundo o vídeo da empresa. A Airbus espera que o veículo seja usado nos tubos do Hyperloop, um sistema que transporta pessoas em cápsulas a velocidades acima de 1000 quilômetros por hora.

O objetivo da empresa é que o carro-conceito ajude a formar uma rede de transportes sob demanda. Desse modo, as pessoas poderiam chamar um Pop Up da mesma maneira que acionam um veículo da Uber.

Essa ideia de compartilhamento de viagens está em evidência no Salão de Genebra, na Suíça, que começou oficialmente hoje (9). A Volkswagen, por exemplo, apresentou seu carro-conceito autônomo no evento e afirmou que ele foi criado para ser usado intensamente por várias pessoas. As montadoras esperam que esse tipo de serviço reduza drasticamente o congestionamento de tráfego.

Para completar, o veículo da Airbus promete ser totalmente sustentável. De acordo com a empresa, ele tem motores elétricos de emissão zero.

Com um visual similar ao de um Smart Car, o Pop Up foi criado em parceria com a companhia de design italiana Italdesign – a mesma que desenhou o Golf da Volkswagen e outros carros-conceito de BMW e Alfa Romeo.

Veja abaixo o vídeo (em inglês) da apresentação do Pop Up:


Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.