Anac libera uso de drone para a Gama

0

Foto: Prefeitura de Americana / Divulgação

Com esta medida, os guardas municipais devem passar por uma capacitação para usarem o aparelho, que será utilizado para diversos serviços


A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) emitiu Certidão de Cadastro de Aeronave Não Tripulada – Drone, concedendo autorização para a Gama (Guarda Municipal de Americana) realizar voos não recreativos no emprego da atividade policial até 2019. Agora, os guardas municipais devem passar por capacitação antes do efetivo uso do aparelho. Em Santa Bárbara d’Oeste, a prefeitura abriu licitação para a comprar de dois drones com a mesma finalidade.

Na segunda quinzena de maio deste ano, a Gama recebeu a doação de um Drone Phantom 4, que será utilizado para diversos serviços, como auxílio no monitoramento de trânsito, nos eventos abertos com concentração de grande público, entre outros, logo após o término da capacitação dos patrulheiros.

De acordo com informações da Prefeitura de Americana, a autorização recebida é necessária em cumprimento às regras estabelecidas pela Anac. O encarregado de Ensino e Instrução da Gama, Hariel Mikolay, explicou que, no Brasil, a operação dos drones faz parte das atividades de controle do espaço aéreo realizado pelo Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), compartilhado por aviões e helicópteros. “Por isso, a necessidade de autorização. A regulamentação preserva o tráfego de aeronaves e a segurança das pessoas em solo”, informou.

A Guarda Municipal de Americana realizou no início do mês de junho a instrução teórica sobre o uso do drone em ocorrências policiais e, na próxima sexta-feira, dia 30, está programada a instrução prática.

O comandante da Gama, Marcos Guilherme, explicou que essa capacitação vai permitir que os guardas municipais saibam efetivamente pilotar o drone e empregá-lo no atendimento das ocorrências. “Inicialmente, participam da instrução prática os guardas municipais integrantes das equipes do Grupo Ambiental, de Trânsito e do Controle de Operações de Inteligência”, afirmou o diretor da Gama.

 

Fonte:
Leia mais em LIBERAL

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.