DaaS – Drone as a Service – (Drone como Serviço) Também no Brasil

0

Considerando as dificuldade que muitas empresas enfrentam ao tentar implementar com eficiência a tecnologia dos drones, a proposta da Dron Drones se apresenta como uma solução eficaz e lucrativa na hora de contratar especialistas e delegar processos importantes.

Contratar, alugar ou simplesmente pagar por um serviço no Brasil nem sempre é tão simples quanto parece. Com os drones não é diferente, e os dilemas também se aplicam a esta nova indústria, embora as considerações em torno de escolher qual modelo de negócios, operação e equipamentos utilizar, evoluam rapidamente.
Nos anos 90 as empresas de software lucraram bastante vendendo cópias e licenças de seus programas. Recentemente migraram para o modelo de assinatura, onde tudo é baixado e gerenciado de uma central. Hoje, com esse modelo já bem estabelecido, não é nenhuma surpresa que se aplicasse também aos serviços com drones, que apresentam soluções mais práticas à vários mercados.

Essa é nova abordagem da Dron Drones Technologies, empresa sediada em Fortaleza, CE, fundada em 2014, focada inteiramente no modelo de negócios de Drone as a Service (DaaS). A ideia do DaaS é simples: a Dron Drones presta consultoria e determina a melhor plataforma de hardware (drone) e software (sistemas e sensores) para indústrias específicas e projeta um pacote exclusivo de serviços adequado às necessidades de qualquer empresa.

A regulamentação do setor pela ANAC em maio deste ano foi o fator primordial para o crescimento do DaaS nas operações da Dron Drones.

“A regulamentação significou agilidade nas nossas operações e nas tomadas de decisões”, afirmou Suyan Campos, CFO da empresa.

Essa nova abordagem permitiu a Dron Drones contratar especialistas da indústria, operadores de drone, laboratórios 3D e engenheiros de software para ampliar a oferta de soluções no mercado de inspeção brasileiro. Esses segmentos incluem telecomunicações, mídia, energia, arquitetura, engenharia e construção.

A metodologia de trabalho da Dron Drones permite uma nova abordagem na forma de selecionar a plataforma correta para a operação, treinamento de pessoal e acompanhamento dos resultados. Seus serviços com drones incluem consultoria, planejamento, captura de dados (fotos e videos) na nuvem, processamento de dados e análise para apresentação ao cliente.

O retorno sobre o investimento (ROI) para os clientes é quantificado pela eliminação do tempo de inatividade operacional em setores da empresa, e se torna um diferencial competitivo visível quando o modelo DaaS é comparado aos métodos tradicionais. Uma inspeção externa completa de uma turbina eólica feita a partir do chão, usando scanners e métodos ópticos, leva em torno de duas horas a três horas, com lacunas em certas áreas e sombras de observação que não podem ser vistas de baixo. A mesma inspeção com um drone leva menos de 30 minutos e inclui cada centímetro de estrutura.

Sobre a abordagem de vendas para operadoras de parques eólicos, os empresários da Dron Drones enfatizaram que o melhor argumento de venda é comparar o tempo de inatividade e mostrar economias reais na compra e manutenção de plataformas de hardware e software, contratação de pilotos e analistas de sistemas. Embora a tecnologia não seja 100% autônoma, a interação humana necessária é parte do serviço que a Dron Drones oferece aos seus clientes.

Outro argumento poderoso para a utilização deste modelo de negócio inovador é focado na integração do modelo DaaS nos fluxos de trabalho existentes do cliente onde a cultura do modelo DasS se apresenta como uma solução inteligente para a indústria. A tecnologia dos drones avança rapidamente e a Dron Drones detectou os principais desafios que as empresas enfrentam na adoção desta nova tecnologia. No momento em que uma empresa adquire todo equipamento, treina seu pessoal e integra-os em seus processos, o impacto positivo na receita é imediato.

Considerando as dificuldade que muitas empresas enfrentam ao tentar implementar com eficiência a tecnologia dos drones, a proposta da Dron Drones se apresenta como uma solução eficaz e lucrativa na hora de contratar especialistas e delegar processos importantes. O modelo DaaS faz sentido para empresas que não conseguem vislumbrar de forma efetiva os desafios da adoção.

 

 

Fonte: https://www.administradores.com.br

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.