DRONES: Monitoramento aéreo pode reduzir custos do produtor em até 20%

0

Ferramenta ajuda na elaboração de relatórios, auxilia na tomada de decisão e aumenta a produtividade em fazendas e agroindústrias

Diariamente produtores e empresários do campo precisam fazer escolhas importantes para o sucesso de seus negócios. Existem diversas ferramentas que podem facilitar a tomada de decisões, mas, muitas vezes, o alto custo ou a complexidade das informações inviabilizam suas utilizações. Para solucionar esse gargalo, a Bembras Agro, disponibiliza uma tecnologia moderna, eficiente, prática e acessível a todos os projetos agropecuários e agroindústrias, o serviço de monitoramento aéreo. Este pacote tecnológico pode proporcionar uma redução de custos que varia de 10% até 20%, gerando uma diminuição da aplicação de insumos, redução com gastos de combustível, otimização dos maquinários, entre outros benefícios.

Uma das maiores vantagens desse tipo de monitoramento pode ser observado, por exemplo, nos levantamentos topográficos para o plantio. Os métodos convencionais acontecem por meio do emprego de tratores com GPS que fazem o contorno da área, levando de 2 a 3 dias para ser finalizado. Com o uso do drone e o software da Bembras, essa mesma preparação do terreno para a safra, é feita em poucas horas e de maneira bem mais econômica. “A nossa tecnologia além de ser mais eficiente, impacta diretamente em custos com maquinário, combustível e ociosidade da mão-de-obra”, diz Johann Coelho, Cofundador e CPO da Bembras Agro.

Todo o trabalho é realizado pela capitação de imagens com um drone, e este realiza o mapeamento de acordo com a necessidade do cliente, além de voar autonomamente através de um plano elaborado no tablet ou smartphone. Com o mapa em mãos, em 2D ou 3D é possível analisar a área e ficar a par dos índices da propriedade. “Esses mapas fornecem informações imprescindíveis para a tomada de decisão, como por exemplo, o monitoramento da saúde vegetação que permite reagir rapidamente a uma pressão de pragas com aplicação em taxa variável, isso torna o processo mais assertivo e seguro”, explica Coelho,

Outras aplicações com DRONES

As soluções da empresa não se restringem apenas a produtores rurais, e também podem ser aplicados em usinas, empresas fornecedoras de produtos agrícolas, bancos, seguradoras e consultorias. No caso de usinas sucroenergicas, por exemplo, a tecnologia aliada à equipe especializada de engenheiros agrônomos e cartógrafos, possibilita um acompanhamento recorrente do desenvolvimento da lavoura, gerando diversos relatórios ao decorrer da safra.

Para as empresas fornecedoras de insumos e defensivos, o monitoramento com drone auxilia os fornecedores agrícolas a comprovarem a eficácia de seus produtos diante de seus clientes, através de relatórios e imagens que permitem a comparação visual e comprovação científica do comportamento dos insumos ao decorrer do tempo. Dessa forma, os fornecedores agrícolas têm em mãos documentos confiáveis para facilitar a argumentação de vendas e promover o marketing dos produtos comercializados. “Podemos observar o comportamento dos insumos aplicados ao decorrer do tempo, medindo exatamente quanto foi a evolução em percentual da saúde da vegetação após o tempo necessário de reação”, destaca Coelho.

Ainda de acordo com o executivo, a tecnologia da empresa também é uma excelente alternativa para bancos e seguradores. Pois, com o uso de imagens captadas por drones, é possível fazer a análise do nível de biomassa para o mapeamento de culturas, incluindo o uso e ocupação do solo e o monitoramento completo da safra, desde o plantio até colheita. Assim, podem-se avaliar os riscos envolvidos e o potencial de produção. “Nossa tecnologia está disponível a diferentes segmentos do agronegócio. Oferecemos ferramentas que vão gerar informações precisas, qualitativas e quantitativas que auxiliam no planejamento estratégico para tomada de decisões”, diz.

Sobre a Bembras Agro – Empresa fundada em 2016, integra parte do Grupo Bembras, conglomerado brasileiro sediado em São Paulo, e que atua desde 1998 na representação e distribuição de diversas companhias nacionais e internacionais como – Airbus Defense & Space, a francêsa Safran, a israelense Bynet, a alemã Piciogros, a americana DroneDeploy e a chinesa DJI. A Bembras Agro tem como objetivo promover soluções e avanços tecnológicos para o campo conectando o produtor a sua plantação por meio de softwares com algoritmos, drones e outras ferramentas.

Quer fazer um curso de monitoramento com seu drone Phantom ?

DRONENG ACESSE AGORA 

 

Fonte: http://revistacafeicultura.com.br

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.