Drone vigia trabalhadores e controla horários de trabalho

Aparelho chama-se “T-Frend” e foi desenvolvido no Japão

Há um novo modelo de drone criado especificamente para vigiar os trabalhadores das empresas e controlar os horários de trabalho. Este aparelho chama-se “T-Frend” e foi desenvolvido no Japão pela tecnológica Engadget, em parceria com outra empresa japonesa, a NTT East.

De acordo com a Engadget, o projeto nasceu com o objetivo de acabar com um problema que está profundamente enraizado na cultura japonesa: o excesso de trabalho.

Com efeito, há uma grande maioria de japoneses que trabalha diariamente horas a mais. O problema é tão grave e abrange tantos setores que há muitos casos de mortes por excesso de trabalho – o que no Japão se designa por “karoshi”.

Ora, foi para combater este problema, de forma rápida e económica, que surgiu o “T-Frend”. As empresas que adquirirem este dispositivo podem estabelecer uma hora limite como fim do horário de trabalho e, a partir desse momento, o drone sobrevoa o edifício para avisar os funcionários.

Para impedir que os trabalhadores ignorem facilmente o aviso do drone, este aparelho começa a tocar uma música popular escocesa, designada Auld Lang Syne, que é a música que as lojas japonesas costumam tocar para informar o público quando estão prestes a fechar.

Ainda que o principal objetivo do “T-Frend” seja avisar os trabalhadores quando estes estão a trabalhar horas a mais, o aparelho também pode ser usado para vigiar os funcionários quando estes não estão nos seus postos de trabalho.

 

Fonte: tvi24.iol.pt

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *