7 pontos que você precisa saber antes de escolher uma inspeção de drones

0

À medida que o mercado de RPA se espalha no uso comercial as empresas estão percebendo os inúmeros benefícios econômicos e de segurança que as inspeções com drone podem trazer em diferentes áreas.
Reduzir os riscos de acidentes e o tempo de trabalho para inspecionar uma instalação são os benefícios que a inspeção com o uso de drone podem trazer para empresas.

As inspeções aéreas baseadas em drone podem ser usadas para inspeções gerais de ativos, avaliação pré-desligamento, inspeção pós-incidente, verificação da integridade de instalações como sistemas predial e muito mais.

Contratação de serviços de inspeção de drones
Uma vez que as organizações exigem as inspeções periódicas mensal ou anual a maioria deles não vê a necessidade de comprar os drones e treinar seus funcionários sobre como operá-los. Além disso, uma inspeção bem-sucedida requer mais do que apenas o hardware requer experiência e pessoas que são especialistas em inspeção para a estrutura ou facilidade específica. Por estas razões a maioria das empresas prefere contratar os serviços de prestadores de inspeção de drones.

No Brasil já existem empresas que prestam esse tipo de serviço porem pode ser um desafio decidir quem é mais adequado para realizar uma inspeção sucessiva já que o responsável pode ser quem contrata. A escolha de uma empresa de inspeção é fundamental para garantir resultados confiáveis. Como tal, é sempre importante prestar atenção aos aspectos importantes de uma inspeção antes de contratar uma empresa.

Por que você deve procurar uma boa inspeção

Uma inspeção aérea ruim fornece dados imprecisos e analisar esses dados produz resultados enganosos que têm potencial para aumentar os riscos, acidentes e perdas.
Se não for bem sucedido, uma inspeção repetida torna-se necessária e isso aumenta os custos.
Uma inspeção incorreta aumenta a possibilidade de acidentes e riscos de segurança para os funcionários e pessoas nas instalações. Isto é especialmente importante se o objetivo fosse analisar a estrutura e melhorar a segurança.
Ao inspecionar um prédio ou estrutura para fins de marketing, relatórios imprecisos, como imagens e vídeos ruins, podem afastar potenciais clientes.

Para a inspeção o Mercadrone recomenda uma empresa especializada em pontos específicos para cada área com conhecimento aéreo mais da estrutura a ser inspecionado.
Considerações necessárias

Para ajudá-lo a tomar a decisão certa, aqui estão as 7 fatores a serem conhecidas antes de escolher um fornecedor de inspeção de drones.

1. Certifique-se de que está contratando uma empresa de inspeção

Existem várias empresas que oferecem diferentes serviços baseados em drone. Algumas são puramente para fotografia aérea, que é bastante simples. Estes podem não ter capacidade, habilidades e experiência na realização de inspeções detalhadas que exigem mais conhecimentos e diferentes abordagens.

É por isso que é fundamental garantir que você esteja escolhendo uma prestadora de serviço de inspeção real e não apenas uma empresa de fotografia aérea. Uma empresa de inspeções de drones terá uma compreensão das tarefas envolvidas e terá a experiência necessária para realizar o projeto de acordo com suas necessidades.

Na maioria das vezes  a empresa de inspeção tem a experiência e capacidade de pilotar os drones próximos das estruturas  enquanto captura imagens de alta qualidade que outros profissionais podem usar para obter detalhes úteis. Isso permite que a estrutura ou proprietário da instalação obtenha informações críticas e faça melhores decisões de engenharia.

Geralmente, a empresa de inspeção realiza as tarefas usando uma equipe de pelo menos duas pessoas. Isso inclui um piloto experiente para controlar o drone à medida que paira sobre a instalação e outra pessoa geralmente é um engenheiro de inspeção experiente que olha os feeds de vídeo ao vivo e depois controla as câmeras para capturar as imagens relevantes ou seja um piloto para o drone e um piloto para a camera.

2. Pilotos licenciados e competentes

Além de possuir as qualificações e licenças os pilotos drone devem ser competentes e altamente qualificados para realizar inspeções complexas com segurança alem de homologação na ANATEL, registro do drone na ANAC e estar autorizado para sobrevoar aquela área. No caso de uma instalação complexa ou ambiente severo, eles precisam analisá-lo e determinar todos os riscos internos e externos, especialmente na inspeção petroquímica, óleo e gás. Eles precisam ter experiência trabalhando em condições climáticas difíceis como ventos fortes ou trabalhando perto de instalações perigosas, como linhas de energia.

Outras considerações incluem a capacidade de operar com segurança o drone em ambientes de baixa ou alta pressão, bem como controlar manualmente o drone quando é impossível usar as opções de posicionamento GPS.

As empresas que realizam várias inspeções em uma ampla variedade de indústrias terão, obviamente, mais experiência no manejo de inspeções complexas.

3. O fornecedor deve ter drones de inspeção profissional

Enquanto um quadricoptero é ideal para tarefas simples, como a fotografia aérea, eles têm limitações quando se trata de realizar inspeções. Estes têm maiores riscos de segurança, especialmente se um rotor ou dois falharem.

Idealmente, a empresa precisa usar um hexacutor de grau profissional como mínimo um octocopter. Estes são mais seguros e  mesmo que um, dois ou três rotores falhem, há maiores chances de o piloto pousar o drone com segurança.

Outra consideração de segurança é a condição dos dispositivos e equipamentos para a inspeção. É importante contratar uma empresa que realiza manutenção regular e upgrades de seus equipamentos de inspeção. Isso evita a degradação do equipamento para o trabalho, pois isso geralmente levará a atrasos, dados de inspeção incorretos ou de inspeção precária.

Quando o equipamento falhar no local, o fornecedor deve comprometer-se a substituí-los o mais rápido possível.

4. Certifique-se de que o prestador tenha capacidade e habilidades para fornecer resultados esperados

Dependendo da inspeção do drone garanta que a empresa seja capaz de entregar. Por exemplo, se você precisa de imagens de alta qualidade de áreas específicas, o provedor precisa ter experiência e habilidade para realizar tarefas similares.

Eles devem ter o tipo certo de drones e sensores, como câmeras de alta qualidade, de acordo com os requisitos. É muito mais fácil analisar imagens estáticas em relação ao vídeo. Mas também é bom se a empresa pode fornecer os dois. No entanto, o drone precisa ser equipado com as melhores câmeras para as tarefas.

5. A empresa deve fornecer o relatório de inspeção no formato requerido

Um relatório de inspeção fornece informações relevantes que um cliente está procurando. Na maioria dos casos, constitui uma base ou um guia para novas ações, como manutenção ou marketing.

Durante as inspeções, os drones coletam grandes quantidades de dados das instalações. Isso inclui centenas ou mesmo milhares de imagens brutas. O provedor deve apresentá-los em um formato que o cliente possa acessar facilmente e analisar. Normalmente, um software de inspeção de drone é usado durante o processo.

Os resultados devem facilitar a identificação dos defeitos e das suas localizações, isso facilita o trabalho de reparação ou manutenção. É importante ver o tipo de relatórios que eles fornecem e ver se eles se alinham com seus requisitos ou se a empresa está pronta para personalizá-lo para suas necessidades.

Além disso, a empresa de inspeção pode ter plataformas de relatórios baseadas em nuvem. Alguns têm ferramentas de software avançadas para analisar imagens e gerar relatórios que um cliente pode acessar e interpretar facilmente da internet.

Com sistemas baseados em nuvem, uma empresa pode fornecer cópias bruta e tratadas, bem como uma versão online. Em alguns casos, a empresa pode rever os relatórios de inspeção quase em tempo real e provavelmente solicitar mais informações quando a empresa de inspeção ainda estiver no site. Caso este esteja previsto, o fornecedor deve ser flexível para acomodar esses pedidos.

6. Recursos adequados, experiência e mão-de-obra

O fornecedor de inspeção aérea deve ter experiência na realização de tarefas similares. Para confirmar isso, veja os depoimentos de clientes anteriores e, se possível, solicite referências que você possa abordar e descubra como eles foram atendidos.

Verificar as referências é uma boa maneira de obter uma opinião honesta sobre os serviços do provedor e a capacidade de entregar projetos.

Descubra se o provedor tem capacidade, habilidades e recursos para atender aos seus requisitos e prazos. Se você planeja realizar as inspeções em diferentes locais dentro de um determinado período, descubra se a empresa de inspeção tem capacidade ou capacidade para mobilizar múltiplos recursos e equipes. Uma empresa ideal deve ser capaz de fornecer isso localmente ou em outros estado se houver necessidade.
O Brasil tem uam área muito extensa o que pode ser fechado em São Paulo pode gerar uma inspeção em vários estado do Brasil.

Pesquisa sobre os projetos de inspeção de drone que eles empreenderam e como eles entregaram e se possível, compare projetos similares de diferentes prestadores e veja quem oferece o melhor e a que custo.

Lembre-se existem diversos tipo de inspeções que vão de usinas minerais até em telhados de empresas.

7. Contrate consultorias para apoio

Caso sua empresa não tenha espertise nessa área de inspeção com drone procure consultorias não forneçam esse tipo de serviço mais apoie na escolha do melhor prestador.
Isso irá ajudá-lo a entender sua abordagem e a confiar neles com suas instalações com base em sua experiência, procedimentos e registros de segurança.

Esse tipo de serviço é novo e para isso requer um empenho na escolha do seu prestador para que tudo ocorra bem e o trabalho seja entregue com qualidade satisfatória e o que é mais importante, os riscos sejam mitigados.

 

Se você gostou desse artigo, COMPARTILHE.
www.mercadrone.com.br

 

Fonte: Drone Blog

 

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.