Investimento em drones começa a perder “altitude”
O artigo que você irá ler corresponde aos primeiros sinais do mercado europeu que já tem um balanço de todo setor relacionado aos drones versus investimento. É claro que o mercado brasileiro hoje vive uma realidade bem diferente mais que poderá de alguma forma vir a sofrer caso o mercado não diversifique com novos fabricantes e startup.
A analise de mercado para o financiamento às empresas que desenvolvem projetos com drones já mostram recuou no terceiro trimestre deste ano. Um indício que os investidores podem já ter voado para outros setores.
A indústria dos drones pode já ter vivido dias melhores. O financiamento a estas indústrias recuou 59% no terceiro trimestre quando comparado com o período homólogo de 2015, de acordo com o relatório da KPMG International e CB Insights sobre as tendências das capitais de risco e citado pelo Market Watch. Comparando com o segundo trimestre, o investimento em drones desceu 48% de Julho a Setembro.
Este relatório indica ainda que no terceiro trimestre deste ano, foram realizados oito investimentos de capitais de risco neste segmento, o que se traduz num investimento de 55 milhões de dólares (mais de 50 milhões de euros ao câmbio actual). Este valor compara com os 106 milhões de dólares (mais de 96 milhões de euros) investidos no segundo trimestre em 13 negócios.
No terceiro trimestre do ano passado, foram investidos 134 milhões de dólares (mais de 122 milhões de euros ao câmbio actual) em 13 empresas relacionadas com drones, de acordo com a publicação norte-americana.
Alex Niehenke, investidor da Scale Venture Partners, disse à Market Watch que no ano passado havia uma entusiasmo exagerado com os drones e “agora estamos a começar a ver os líderes a surgirem”.
Um entusiasmo que parece agora estar a desvanecer, pelo menos junto dos fundos de capital de risco.
Se você é um empreendedor desse setor tenha em mente que nada é constante e tem que procurar inovar sempre, pois não existe produto e serviço final, inovar, testar novos produtos, novas marcas, criar novas maneiras de oferecer serviço são ações para que o setor crie valor.
Contamos também com a profissionalização do setor e regulamentação para o uso comercial. A fiscalização para que tudo isso aconteça com segurança faz com que o mercado de imagens e serviços como pulverização, segurança pública e privada, ações sociais como prevenção de pragas e outras possam se consolidar e ficar presente de forma sustentável e impactam diretamente no investimento no setor.
FONTE: http://www.jornaldenegocios.pt/