PM faz monitoramento nas ações com seu drone pessoal para ajudar na segurança, ES
O subcomandante da PM em Linhares, major Max Vieira, falou que o objetivo de usar o equipamento é elevar a capacidade das operações. “Traz maior segurança, porque a gente tem um campo visual melhor. Ele consegue operar em tempo real e diminui as nossas falhas durante as operações. A nossa eficácia aumentou significativamente”, informou.
O drone está sendo usado há dois meses e atinge cinco quilômetros de distância. Nesse período, ele foi utilizado, frequentemente, para mapeamento de rotas de fuga, e, até o momento, em duas operações que resultaram em prisões e em apreensões de drogas.
O soldado Charleston Nogueira, que foi quem emprestou o equipamento, é também quem faz o reconhecimento das áreas.
“Sou um apaixonado por aviação desde criança e, quando comprei o equipamento, em conversa com o comando do batalhão, eles vislumbraram uma oportunidade de auxiliar nas operações. Prontamente, atendi o pedido e tem dado resultados positivos”, disse.
O preço de um drone varia de R$ 5 mil a R$ 1 milhão e pode alcançar um raio de 1 a 100 quilômetros. As imagens podem ser transmitidas em tempo real. O equipamento tem capacidade para obter imagens similares a fotos aéreas, com altíssima resolução, além de detectar movimentos no solo, entre outras funções.
A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) informou que a Polícia Militar não possui drones e não há previsão para a aquisição do equipamento.
FONTE G1