Aplicativo UAV Forecast: como usar e suas aplicações para serviços com VANTs
Sempre que um piloto de drone vai realizar um voo é essencial que ele entenda as condições climáticas como parte inviolável do seu planejamento de voo, tomando suas variáveis como fatores de primeira importância para analisar as possibilidades de realizar a operação.
Mirando essa demanda, algumas empresas já desenvolveram aplicativos que auxiliam em muito aqueles que de repente não possuem possibilidade ou recursos para adquirir equipamentos da metrologia requisitada. É o caso do aplicativo UAV Forecast, uma ferramenta prática que traz informações muito úteis para analisar as condições de voo que o clima impõe. Nesta matéria será feito um breve overview sobre o programa, como usar e como aplicá-lo na prestação de um serviço.
Primeiramente, o usuário deve possuir Smartphone atualizado para poder fazer o download e rodar o software. Não se esqueça de que, mesmo após instalado, será necessária conexão com internet para que o aplicativo possa retirar as informações de clima de sua fonte de dados, então, esteja atento à sua conexão.
A partir de agora faremos uma análise dos itens apresentados no aplicativo.
Aqui temos a tela de início do aplicativo, a partir daí temos:
- Pesquisa de localidade.
- Interpretação das condições de voo.
- Condição climática (sol, chuva, céu nublado, etc…).
- Horário do nascer do sol e crepúsculo na região.
- Temperatura local.
- Velocidade do vento.
- Velocidade de RAJADAS, não de raias (rajada é um movimento brusco do vento, de curta duração).
- Direção do vento (deve se observar que não é a direção em relação ao posicionamento do celular, mas em relação aos pontos cardeais marcados no item).
- Probabilidade de precipitação (chance de ocorrência de chuva, neve, granizo e etc…).
- Capa de nuvem (porcentagem de cobertura do céu por nuvens).
- Visibilidade da região.
- Satélites Visíveis (mostra o número de satélites detectados levando em conta um ângulo de 5° de elevação para detecção, a máscara de elevação).
- Índice Kp (mede o nível de interferência geomagnética devido a influência solar em uma escala de 0 a 9, sendo valores menores de 4 tidos como bons e valores maiores de 4 considerados como inadequados para operação).
- Satélites bloqueados (estimativa do número de satélites que o VANT irá captar).
A próxima tela é a de previsão.
No caso da tela de previsão são apresentadas todas as informações da tela anterior previstas paras as as próximas 24 horas (versão gratuita), com exceção dos horários do nascer e pôr-do-sol e as velocidades do vento. É uma ótima ferramenta para evitar imprevistos nas condições de voo durante a operação.
O próximo layout é o do Perfil de Vento.
A informações no caso falam a respeito da velocidade de vento, velocidade de rajada e temperatura a partir de uma determinada altitude, também indicando com cor as condições tidas como inadequadas para voo, sendo o avermelhado ruim, e o verde bom.
A outra tela de interação é a tela de mapa.
A interface do Mapa funciona em conjunto da interface de Configurações. Isso porque essa tela de interação apresenta um mapa pontuando a localização feita por pesquisa ou por GPS, trazendo também informações de proximidade de regiões tidas como de risco para operações, tais como aeroportos, heliportos, bases de hidroaviões, etc. Essas informações são exibidas por círculos com cores referenciadas à uma legenda. O raio desses círculos é definido pelo usuário, para que ele possa configurar sua zona de operação (guia de range) e contrabalancear com as zonas de risco de acordo com a legislação local e necessidades de voo. Também conta com opções de visualizações, sendo elas Estrada (visualização de ruas com seus nomes), Satélite (visão de imagem obtida por satélite), Híbrido (mescla de Estrada e Satélite) e Terreno (além dos nomes das ruas também é projetado o relevo a partir de uma imagem sombreada que dá a sensação de profundidade e altura).
No caso, existem duas legendas que não são comuns para nós: a TFR/NOTAM e a DJI NFZ. As siglas TFR e NOTAM são referentes à Temporary Flight Restrictions (restrição temporária de voo) e Notices to Airmen (notificações para aviadores). No caso de DJI NFZ são “zonas de voo proibidas” para usuários de drones DJI. Usuários do DJI GO têm essas áreas destacadas em seus aplicativos de pilotagem, e caso um drone da marca tente sobrevoar essas regiões o voo será impedido, salvo autorizações previamente concedidas.
Como podemos ver o UAV Forecast é uma ferramenta muito útil para a pilotagem recreativa e profissional. Para o uso profissional, a boa interpretação de seus dados não apenas servirá para saber se o voo é possível, mas para verificar se os parâmetros de execução de um serviço não serão afetados. Serão dados exemplos.
Para uma operação de pulverização em uma lavoura que se localiza próxima outras propriedades ou a zonas ambientalmente críticas (rios, reservas naturais, habitat de animais silvestres, etc), mesmo que as condições de vento não sejam suficientes para interferir negativamente no voo, tomar atenção à direção do vento em relação ao mapa será de suma importância para não causar problemas à vizinhos ou ao meio ambiente, visto que as gotículas são carregadas pelo vento de maneira muito mais fácil do que causar interferência no voo.
Já nos serviços de fiscalização e inspeção deve-se tomar ainda mais cuidado com os índices de Kp, isso porque os serviços de inspeção muitas vezes são feitos em zonas fabris com grande quantidade de material metálico. Assim, os níveis de magnetismo podem se tornar um risco para o voo já que podem alterar algo na orientação do compass, a bússola do drone, podendo ter interferências ou até mesmo a perda de controle provocando a queda da aeronave e colisões com a infraestrutura.
É de conhecimento comum entre pilotos e operadores de VANTs que conhecer as condições climáticas são essenciais para realizar o voo, mas se reter só as informações dadas pelo programas ou instrumentos da metrologia não é inteligente. O grupo que vai levantar uma aeronave deve ter a expertise de cruzar os dados obtidos com as condições especiais de cada serviço, afinal o que faz a diferença em ter os dados à disposição não é apenas vê-los, mas saber interpretá-los e usá-los a seu favor para cada tipo de serviço e operação.
Escrito por: Diogo Santiago Sobral. Bacharel Engenheiro Mecânico.
Fonte das imagens:
Prints do aplicativo UAV Forecast
www.reillyrangel.com.br/2016/01/20-servicos-de-geolocalizacao-para-atingir-seu-publico/