Catarinenses são destaque na produção de drones de mapeamento

0

O Mercadrone procura trazer as principais novidades dos Drones no Brasil e no mundo para nossos leitores e dessa vez foi os catarinenses trazer novidade pra gente.

Formados em engenharia mecânica na UFSC, três jovens criaram uma aeronave não tripulada de fibra de carbono com autonomia de 80 minutos e alcance de 20 quilômetros

Apaixonados por aeromodelismo, três catarinenses formados em engenharia mecânica na UFSC são destaque no desenvolvimento de drones no Brasil. Fabrício Hertz, 28 anos, Lucas Bastos, 26, e Lucas Mondadori, 27, especialistas na produção de vants (veículos aéreos não-tripulados), criaram a Horus Aeronaves no Parque Tecnológico Alfa, em Florianópolis, há três anos. Após alguns protótipos e muitos testes, os engenheiros desenvolveram o drone Maptor, construído em fibra de carbono, que é a opção mais vantajosa para quem precisa monitorar grandes áreas, como por exemplo, na agricultura, na topografia, na mineração e no controle ambiental.

 

“Nosso produto tem o melhor custo benefício, comparado aos que desempenham as mesmas funções e são importados. Temos um produto mais resistente, que terá mais durabilidade, e mais eficiente. Optamos pela fibra de carbono, um diferencial neste mercado”, explicou Mondadori. O Maptor é programado via GPS e em virtude disso o equipamento não precisa de operador, fruto do investimento e do desenvolvimento do próprio software de planejamento de voos que agrega mais vantagens à aeronave. Equipado com câmeras de alta resolução (20 MP) e sensor multiespectral, o Maptor pesa apenas 1,4 quilo.

A missão é a de obter imagens em altíssima definição, que auxilia no monitoramento de grandes extensões de terra. “A qualidade da foto é dez vezes maior do que a melhor imagem de um satélite. Aliás, o Maptor foi produzido para substituir as imagens de satélite e, por isso, temos a expectativa de crescer 500% até o fim do ano”, destacou Hertz.

Atualmente, os drones da Horus são comercializados no Brasil e na América Latina. O objetivo é chegar a novos mercados nos próximos meses. Eles são produzidos, quase que artesanalmente, com o auxílio de uma impressora 3D. “O Maptor tem custo de R$ 70 mil, com garantia de 12 meses e um curso de manuseio de três dias. Também oferecemos assistência técnica”, disse Hertz. O drone opera como um avião e precisa de uma catapulta para iniciar o voo.

CARACTERÍSTICAS

Câmera de 20 MP

Autonomia de 80 minutos

Alcance de 20 quilômetros

Peso de 1,4 quilo

Envergadura de um metro

Altitude de até mil metros de altura

Não precisa de operador

 

 

FONTE: http://ndonline.com.br/

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.