O que aconteceu com o DRONE de entrega da AMAZON?

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Projeto Amazon

O que aconteceu com a entrega por drone? Já escrevemos sobre entrega de drones e parecia um campo muito promissor. O que poderia ser melhor do que reduzir o congestionamento do tráfego utilizando zero emissões? Além disso,os americanos em de uma área específica, receberíamos as mercadorias no mesmo dia ou até em 30 minutos! Fantástico!

O Mercadrone foi atrás para saber como anda esse projeto já que pararam de fazer atualizações.

Mas a realidade não foi tão fácil. (o artigo continua após o vídeo)
O vídeo esta em inglês mas a ideia é ver um pouco sobre o projeto ao longo do período que ocorreu


Apesar de todo o entusiasmo e de todo o grande investimento em programas de drones, ainda não temos entregas por drones na maioria dos lugares. A comida ainda está sendo entregue por motoristas de shows e ninguém está recebendo um novo iPhone 18XXL jogado em seus gramados. Na verdade, os pacotes e as entregas acontecem mais lentamente do que antes.

Ainda há demanda por entregas rápidas e baratas com impacto ambiental mínimo, mas a maioria dos grandes esforços foi encerrada ou deixada em segundo plano. Por que?

O vídeo usa Phoenix, Arizona, como um ótimo exemplo de um lugar que deveria ser perfeito para drones. O tempo geralmente é bom, a expansão deixa muito espaço para entregas e o governo do Arizona não é do tipo que regulamenta os drones até a morte como um lugar como a Califórnia ou Nova York faria.

Mas existem alguns problemas não tão óbvios.

Em primeiro lugar, há o problema do espaço aéreo. A maior parte da cidade está em zonas onde os drones não podem simplesmente voar. Sky Harbor não apenas tem espaço aéreo restrito, mas também há vários pequenos aeroportos e uma base da Força Aérea. Isso deixa algumas grandes áreas da área metropolitana onde os drones realmente teriam que provar seu valor antes que a FAA considerasse deixá-los voar sem pilotos nessas áreas. A permissão é possível, mas apenas voo a voo.

O outro problema é a natureza complexa do ambiente suburbano. Você pensaria que grandes gramados e quintais deixariam muito espaço para os drones pousarem e largarem sua carga com segurança, mas também existem árvores, animais, pessoas e piscinas que podem desafiar até mesmo o melhor software de drone autônomo. Como os veículos autónomos nos mostraram, mesmo um acidente pode prejudicar gravemente a indústria, por isso isto tem de ser perfeito, apesar de a perfeição ser basicamente impossível.

Praticamente a única maneira segura de fazer isso neste momento é manter os drones acima da complexidade e lançar os pacotes na zona de pouso com um pára-quedas ou cabo. Mas, mesmo assim, ainda é necessário um espaço bem grande para fazer isso com segurança. Isso nem sempre está disponível, mesmo em residências unifamiliares.

Isto deixa apenas uma percentagem muito pequena de casas utilizáveis ​​por drones, mesmo em Phoenix. Além disso, Phoenix ocasionalmente tem ventos horríveis, fortes tempestades e outras condições climáticas que fazem com que os drones não funcionem. Fora de Phoenix, existem muitos lugares com invernos rigorosos, verões chuvosos, vento constante e outras coisas que mantêm os drones fora do ar. Então, mais uma vez, a entrega em 30 minutos não vai acontecer.

Então, acrescente que o alcance é limitado e você acaba com algumas zonas de entrega muito pequenas e isoladas, cheias de apartamentos, árvores e outros locais onde os drones não conseguem entregar facilmente. Isso deixa apenas pequenos nichos para entrega de drones e não funciona em grande escala. A outra coisa é que as pessoas não querem pagar pela entrega de drones. Então, só vale a pena em locais onde poderia ser feito pelo mesmo preço ou mais barato que as entregas normais, o que não acontece em todos os lugares.

Dadas todas essas limitações, existem outros serviços que podem fazer melhor o trabalho. Não só existem trabalhadores gig que podem se mover rapidamente e não quebrar coisas em bicicletas, scooters e carros, mas os veículos autônomos que se movem no solo são outra boa alternativa. O mau tempo, os regulamentos da FAA e outras coisas não podem impedir essas coisas no terreno.

Os veículos autônomos até escaparam das regulamentações automobilísticas e da necessidade de perfeição ao passarem para as calçadas. Os pequenos robôs de entrega de seis rodas foram capazes de fazer tudo o que os drones de entrega não conseguem fazer sem o custo de um trabalhador mal pago. Mais importante ainda, as pessoas não se importam com a forma como o pacote ou a comida chega lá, desde que cheguem.

Mas isso não significa que as entregas de drones sejam inúteis. Existem alguns lugares onde os drones ainda não são apenas uma boa opção, mas a melhor opção.

Estamos realmente no lado descendente do ciclo de hype. As expectativas iniciais de que os drones assumiriam o controle de tudo não deram certo, mas isso acontece com as novas tecnologias o tempo todo. Mas, quando as expectativas iniciais irracionais fracassam, chegamos onde estamos agora, onde parece que tudo foi um fracasso. Mas, com o tempo, a indústria se autocorrige e a tecnologia acaba sendo usada para aquilo que melhor se adapta a ela.

Estamos começando a ver isso com drones. Os nichos onde a tecnologia melhor atende às necessidades são os drones, e as empresas não estão tentando colocá-los em todas as tarefas. Agora, em vez de comunicados de imprensa malucos, estamos vendo comunicados normais que não recebem muita atenção. As histórias pequenas, mas realmente viáveis, não geram entusiasmo, mas dão conta do recado.

Por outras palavras, estamos a assistir a implementações comerciais reais, como entregas de cuidados de saúde rurais, onde a tecnologia pode realmente fazer coisas que não podíamos fazer antes.

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De certa forma, esta aplicação do ciclo de hype se parece muito com AVs. A expectativa inicial era que os veículos autônomos assumiriam o controle de tudo e que talvez a direção humana fosse proibida. Mas estamos vendo o hype estourar agora, e tanto o sentimento quanto o investimento estão caindo. As operações estão sendo pausadas. As empresas estão falindo ou sendo absorvidas.

Mas a tecnologia, como pode ser vista no vídeo, está encontrando nichos de aplicação onde funciona bem, como pequenos rovers de calçada e sistemas de assistência ao motorista em rodovias. Portanto, o ciclo de entusiasmo para isso provavelmente resultará no final como algo útil, mesmo que isso não signifique que teremos todo o futuro utópico que foi inicialmente prometido.

 

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