11 erros que mais acontecem no vôo.

Separamos alguns erros que podem levar seu drone pro chão !
A grande maioria citada aqui é para drones mais comuns como Phantom, e drones com a controladoras NAZA.

1 – Dar o comando de  Start / Stop dos motores durante o voo

Comandos sincronizados de sticks podem levar seu drone para reações indesejadas como a de desligar os motores em pleno voo.

2 – Hélices soltas

Sempre certifique-se de colocar as hélices corretamente, faça um checklist para levantar voo. O Mercadrone disponibiliza um documento para isso no seu forum www.mercadrone.com.br.
Esse é um erro grave e acontece muito!

3 – Baixa Altitude no RTH (Return To Home)

Voos indoor ou em locais com muitos obstáculos caso seu drone esteja configurado para fazer o retorno para casa ele vai subir a altura programada e isso pode trazer problemas.
Certifique que as configurações estão corretas na sua controladora de voo principalmente se for NAZA.

4 – Voar fora do campo de visão

Voar fora do seu campo de visão é algo proibido no Brasil. Muitos pilotos fazem isso com FPV o que não extingue a responsabilidade.Nunca voe com um drone fora do seu campo de visão. Isso é proibido no Brasil e na maioria dos países, além aumentar os riscos de acidente.
Então, já sabe se for voar fora do campo é por usa conta e risco.

5 – Frear próximo dos obstáculos

Nunca voe em direção aos objetos e depois freie bruscamente, dessa forma o seu drone ainda andará alguns metros até parar. Faça um planejamento do seu voo para identificar os possíveis obstáculos e evitar esses acidentes.

6 – Voos Indoor

Voos dentro de ambientes fechados e apertados já derrubaram muitos drones. Antes de voar dentro de casa pratique muito em áreas seguras e abertas usando o controle sempre no modo ATTI. Após sentir-se seguro o suficiente, vá em frente e não esqueça dos protetores de hélices.

7 – Fique tranquilo

Se você está voando e o aviso de bateria crítica disparar você pode cancelar o aviso e pousar manualmente ou acionar a função RTH (Return To Home) que trará o seu drone de volta. Na função RTH acionado o drone subirá imediatamente para a altura que você pré determinou antes no aplicativo DJI GO e iniciará o retorno automaticamente. Enquanto isso, fique tranquilo. O sistema calcula precisamente a volta da aeronave antes que a bateria acabe.

8 – Perdas de sinal

Se você quer evitar a perda de sinal opte por voar em uma grande área livre e faça antes um bom plano de voo. Evite principalmente voar perto de linhas de alta tensão, campos magnéticos, antenas de rádio e torres de telefonia celular.

9 – Voar de ré

Ao voar para trás você precisa ter uma boa visão dos objetos que estão atrás do seu drone. Não olhe apenas para o monitor/celular. Verifique atentamente todo o raio que envolve a aeronave e depois faça seu plano de voo. Lembrando caso seu drone tiver sensor de obstáculos só servirá na parte frontal e não traseira.

10 – Perda de sinal de video e de comando

Alguns acidentes ocorrem quando você esta voando e perde o sinal de vídeo e ainda permanece com os  comando do drone, quando isso ocorre você não pode continuar usando os comando até que retorne o video.
Os acidentes ocorrem quando você tenta corrigir levando ele para posições laterais colidindo com obstáculos.

11 – Falta de calibragem de bussola e Home Point.

Parece simples mais muita gente não faz causando muitos problemas em voo. Para calibrar use sempre um local aberto, onde não seja sobre locais metálico, refletivos e principalmente magnéticos.

 

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18 comentários em “11 erros que mais acontecem no vôo.

  • novembro 4, 2016 em 8:17 am
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    Muito bom os erros que podem causar a queda do Drone, emboras já sei de tudo, bom para iniciantes, parabéns.

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    • outubro 22, 2017 em 8:18 pm
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      Puta que pariu Alceu. tenho 43 anos e agora que comecei a ver que nunca sabemos suficiente apesar do anos. Agora escuto uma bobagem dessa, alguém dizendo que sabe tudo. Fale essa pra mim: Bateria cheia e ok, bussula calibrada, home point, tudo ok. decolei voei uns 400 metros e de fail safe, tentei me posicionar melhor para restabelecer o sinal, cancelei o RTH, pela segunda vez de fail safe e não consegui reconectar, fiquei esperando o RTH, mas nessa fiquei esperando uns 5 minutos e cade o drone? não voltou. Lembrando eu estava com 80% de bateria e estava a 40m de altura e naquela area não tem nada acima de 15m. Sabe o que ele(drone) fez? simplesmente desceu e pousou na moral, só que encima de uma pequena arvore. Deu trabalho achar ele. depois analisando o Litchi vi que estava configurado pra ao dar fail safe ele pousar e não RTH como padrão. Mas eu jamais colocaria para pousar. Me diga o que aconteceu?

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      • outubro 23, 2017 em 12:08 am
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        Olá Daniel,
        Vamos começar pelo Litchi.
        Ninguem vai te garantir nada em um voo se você usar um app não oficial da DJI, portanto não tem nem como começar analisar o que ocorreu.
        Eu ja usei e as vezes ainda uso o Litchi e já sofri acidentes com ele, porem como faço FPV uso o Litchi pra função.
        Usando o DJI GO todas as vezes que precisei do RTH nunca tive problema usando todos os parametros certos como altura de retorno, tipo de retorno e tudo mais.

        Denis Souza

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  • novembro 12, 2016 em 4:30 pm
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    Interessante eh, mas convenhamos que ja a 80 metros de distancia a gente ja perde o contato visual com o drone de que vale entao a imagems que eh transmitida pro remote? Pra que uma alcance de 7 km de distancia e 1.5oo metros de altitude?

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    • agosto 20, 2017 em 4:25 pm
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      Verdade amigo.voce está certinho.concordo

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  • fevereiro 18, 2017 em 11:54 pm
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    Concordo com comentário q não dá pra pilotar só vendo o aparelho

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  • agosto 11, 2017 em 3:34 pm
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    Queria saber no caso do drone phantom 4 se no return to home a bateria está em seu nível crítico caso ele não consiga chegar ao ponto de partida a questão é o drone cai ou faz um pouso mesmo não chegando no ponto de partida ?

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    • agosto 11, 2017 em 11:53 pm
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      Nesse caso o drone calcula o tempo necessario para voltar ao ponto de partida caso seja inferior ele faz o “landing” ou seja o pouso.

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  • agosto 11, 2017 em 3:35 pm
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    Queria saber qual é o tipo de comunicação entre o drone e a imagem transmitida na tela do smartphone, alguém saberia me explicar?

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    • agosto 11, 2017 em 11:52 pm
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      Na comunicação é feito por radio frequencia usando a frequencia da camera para o radio e do radio para o celular via cabo.
      A camera do drone envia para o radio em 5.8 e o calular conecta no radio traves do cabo usb e aplicativo

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  • setembro 3, 2017 em 3:54 pm
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    Porque meu p4 na hora de subir ele ta indo para traz

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    • setembro 22, 2017 em 1:26 pm
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      Ele pode estar em modo estabilizado, ou seja sem GPS.

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  • setembro 21, 2017 em 8:42 pm
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    Meu drone caiu de uma altura considerável e agora a câmera está descontrolada…o que eu faço???

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    • setembro 22, 2017 em 1:28 pm
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      Nesse caso pode ter danificado ou a controladora ou os flat de conexões que enviam os comandos para a controladora central ou ter entortado os eixos do guimbal.
      Só abrindo o guimbal pra saber.

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  • outubro 16, 2017 em 3:54 pm
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    Tenho Phantom 3 pro e o Radio Controle está Desligando Sozinho. O phantom fica sem controle e pousa. O que poderá causar este proble de desligamento do rádio controle ???

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    • outubro 17, 2017 em 11:37 am
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      Olá,

      Os P3 dependendo do tempo pode ter sua bateria comprometida.
      Isso pode acontecer devido ao seu uso ou por realmente problema na bateria.
      Alguns testes devem ser observado como:
      1. O radio esta sendo carregado e apresenta a carga completa sinalizado pelos leds na parte frontal.
      2. Se o rádio desliga a partir de qual led.
      3. Se o rádio desliga a qualquer momento.
      4. Se o Rádio liga posteriormente sem efetuar cargas.

      Alguns fatores podem identificar o problema.
      Não existe qualquer configuração que se faça para que ele delisgue sendo assim um problema físico do equipamento.
      O que tudo indica é que você tenha um problema de bateria sendo necessário a avaliação de um técnico.

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      • outubro 18, 2017 em 12:48 am
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        Alguns testes devem ser observado como:
        1. O radio esta sendo carregado e apresenta a
        carga completa sinalizado pelos leds na parte frontal. -SIM TODOS LED ACESOS
        2. Se o rádio desliga a partir de qual led. – QUALQUER. SEMPRE NO 4 OU 3 E
        SEMPRE RECARREGO O RADIO ANTES VOAR
        3. Se o rádio desliga a qualquer momento. – SIM APOS 3 OU 4 MINUTOS APOS DECOLAGEM
        4. Se o Rádio liga posteriormente sem efetuar cargas. RELIGA APARENTANDO NOMAL

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  • outubro 18, 2017 em 11:38 am
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    bom dia, pessoal comprei meu drone faz duas semanas, agora na hora de decolar não está salvando o home point, aparece a mensagem “not record home point” alguém pode me ajudar ?
    valeu obrigado

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