11 erros que mais acontecem no vôo.

Separamos alguns erros que podem levar seu drone pro chão !
A grande maioria citada aqui é para drones mais comuns como Phantom, e drones com a controladoras NAZA.

1 – Dar o comando de  Start / Stop dos motores durante o voo

Comandos sincronizados de sticks podem levar seu drone para reações indesejadas como a de desligar os motores em pleno voo.

2 – Hélices soltas

Sempre certifique-se de colocar as hélices corretamente, faça um checklist para levantar voo. O Mercadrone disponibiliza um documento para isso no seu forum www.mercadrone.com.br.
Esse é um erro grave e acontece muito!

3 – Baixa Altitude no RTH (Return To Home)

Voos indoor ou em locais com muitos obstáculos caso seu drone esteja configurado para fazer o retorno para casa ele vai subir a altura programada e isso pode trazer problemas.
Certifique que as configurações estão corretas na sua controladora de voo principalmente se for NAZA.

4 – Voar fora do campo de visão

Voar fora do seu campo de visão é algo proibido no Brasil. Muitos pilotos fazem isso com FPV o que não extingue a responsabilidade.Nunca voe com um drone fora do seu campo de visão. Isso é proibido no Brasil e na maioria dos países, além aumentar os riscos de acidente.
Então, já sabe se for voar fora do campo é por usa conta e risco.

5 – Frear próximo dos obstáculos

Nunca voe em direção aos objetos e depois freie bruscamente, dessa forma o seu drone ainda andará alguns metros até parar. Faça um planejamento do seu voo para identificar os possíveis obstáculos e evitar esses acidentes.

6 – Voos Indoor

Voos dentro de ambientes fechados e apertados já derrubaram muitos drones. Antes de voar dentro de casa pratique muito em áreas seguras e abertas usando o controle sempre no modo ATTI. Após sentir-se seguro o suficiente, vá em frente e não esqueça dos protetores de hélices.

7 – Fique tranquilo

Se você está voando e o aviso de bateria crítica disparar você pode cancelar o aviso e pousar manualmente ou acionar a função RTH (Return To Home) que trará o seu drone de volta. Na função RTH acionado o drone subirá imediatamente para a altura que você pré determinou antes no aplicativo DJI GO e iniciará o retorno automaticamente. Enquanto isso, fique tranquilo. O sistema calcula precisamente a volta da aeronave antes que a bateria acabe.

8 – Perdas de sinal

Se você quer evitar a perda de sinal opte por voar em uma grande área livre e faça antes um bom plano de voo. Evite principalmente voar perto de linhas de alta tensão, campos magnéticos, antenas de rádio e torres de telefonia celular.

9 – Voar de ré

Ao voar para trás você precisa ter uma boa visão dos objetos que estão atrás do seu drone. Não olhe apenas para o monitor/celular. Verifique atentamente todo o raio que envolve a aeronave e depois faça seu plano de voo. Lembrando caso seu drone tiver sensor de obstáculos só servirá na parte frontal e não traseira.

10 – Perda de sinal de video e de comando

Alguns acidentes ocorrem quando você esta voando e perde o sinal de vídeo e ainda permanece com os  comando do drone, quando isso ocorre você não pode continuar usando os comando até que retorne o video.
Os acidentes ocorrem quando você tenta corrigir levando ele para posições laterais colidindo com obstáculos.

11 – Falta de calibragem de bussola e Home Point.

Parece simples mais muita gente não faz causando muitos problemas em voo. Para calibrar use sempre um local aberto, onde não seja sobre locais metálico, refletivos e principalmente magnéticos.

 

Quer comprar peças para seu drone ? Acesse www.mercadrone.com.br

Share

8 comentários em “11 erros que mais acontecem no vôo.

  • novembro 4, 2016 em 8:17 am
    Permalink

    Muito bom os erros que podem causar a queda do Drone, emboras já sei de tudo, bom para iniciantes, parabéns.

    Resposta
  • novembro 12, 2016 em 4:30 pm
    Permalink

    Interessante eh, mas convenhamos que ja a 80 metros de distancia a gente ja perde o contato visual com o drone de que vale entao a imagems que eh transmitida pro remote? Pra que uma alcance de 7 km de distancia e 1.5oo metros de altitude?

    Resposta
    • agosto 20, 2017 em 4:25 pm
      Permalink

      Verdade amigo.voce está certinho.concordo

      Resposta
  • fevereiro 18, 2017 em 11:54 pm
    Permalink

    Concordo com comentário q não dá pra pilotar só vendo o aparelho

    Resposta
  • agosto 11, 2017 em 3:34 pm
    Permalink

    Queria saber no caso do drone phantom 4 se no return to home a bateria está em seu nível crítico caso ele não consiga chegar ao ponto de partida a questão é o drone cai ou faz um pouso mesmo não chegando no ponto de partida ?

    Resposta
    • agosto 11, 2017 em 11:53 pm
      Permalink

      Nesse caso o drone calcula o tempo necessario para voltar ao ponto de partida caso seja inferior ele faz o “landing” ou seja o pouso.

      Resposta
  • agosto 11, 2017 em 3:35 pm
    Permalink

    Queria saber qual é o tipo de comunicação entre o drone e a imagem transmitida na tela do smartphone, alguém saberia me explicar?

    Resposta
    • agosto 11, 2017 em 11:52 pm
      Permalink

      Na comunicação é feito por radio frequencia usando a frequencia da camera para o radio e do radio para o celular via cabo.
      A camera do drone envia para o radio em 5.8 e o calular conecta no radio traves do cabo usb e aplicativo

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *