11 erros que mais acontecem no vôo.

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Separamos alguns erros que podem levar seu drone pro chão !
A grande maioria citada aqui é para drones mais comuns como Phantom, e drones com a controladoras NAZA.

1 – Dar o comando de  Start / Stop dos motores durante o voo

Comandos sincronizados de sticks podem levar seu drone para reações indesejadas como a de desligar os motores em pleno voo.

2 – Hélices soltas

Sempre certifique-se de colocar as hélices corretamente, faça um checklist para levantar voo. O Mercadrone disponibiliza um documento para isso no seu forum www.mercadrone.com.br.
Esse é um erro grave e acontece muito!

3 – Baixa Altitude no RTH (Return To Home)

Voos indoor ou em locais com muitos obstáculos caso seu drone esteja configurado para fazer o retorno para casa ele vai subir a altura programada e isso pode trazer problemas.
Certifique que as configurações estão corretas na sua controladora de voo principalmente se for NAZA.

4 – Voar fora do campo de visão

Voar fora do seu campo de visão é algo proibido no Brasil. Muitos pilotos fazem isso com FPV o que não extingue a responsabilidade.Nunca voe com um drone fora do seu campo de visão. Isso é proibido no Brasil e na maioria dos países, além aumentar os riscos de acidente.
Então, já sabe se for voar fora do campo é por usa conta e risco.

5 – Frear próximo dos obstáculos

Nunca voe em direção aos objetos e depois freie bruscamente, dessa forma o seu drone ainda andará alguns metros até parar. Faça um planejamento do seu voo para identificar os possíveis obstáculos e evitar esses acidentes.

6 – Voos Indoor

Voos dentro de ambientes fechados e apertados já derrubaram muitos drones. Antes de voar dentro de casa pratique muito em áreas seguras e abertas usando o controle sempre no modo ATTI. Após sentir-se seguro o suficiente, vá em frente e não esqueça dos protetores de hélices.

7 – Fique tranquilo

Se você está voando e o aviso de bateria crítica disparar você pode cancelar o aviso e pousar manualmente ou acionar a função RTH (Return To Home) que trará o seu drone de volta. Na função RTH acionado o drone subirá imediatamente para a altura que você pré determinou antes no aplicativo DJI GO e iniciará o retorno automaticamente. Enquanto isso, fique tranquilo. O sistema calcula precisamente a volta da aeronave antes que a bateria acabe.

8 – Perdas de sinal

Se você quer evitar a perda de sinal opte por voar em uma grande área livre e faça antes um bom plano de voo. Evite principalmente voar perto de linhas de alta tensão, campos magnéticos, antenas de rádio e torres de telefonia celular.

9 – Voar de ré

Ao voar para trás você precisa ter uma boa visão dos objetos que estão atrás do seu drone. Não olhe apenas para o monitor/celular. Verifique atentamente todo o raio que envolve a aeronave e depois faça seu plano de voo. Lembrando caso seu drone tiver sensor de obstáculos só servirá na parte frontal e não traseira.

10 – Perda de sinal de video e de comando

Alguns acidentes ocorrem quando você esta voando e perde o sinal de vídeo e ainda permanece com os  comando do drone, quando isso ocorre você não pode continuar usando os comando até que retorne o video.
Os acidentes ocorrem quando você tenta corrigir levando ele para posições laterais colidindo com obstáculos.

11 – Falta de calibragem de bussola e Home Point.

Parece simples mais muita gente não faz causando muitos problemas em voo. Para calibrar use sempre um local aberto, onde não seja sobre locais metálico, refletivos e principalmente magnéticos.

 

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40 thoughts on “11 erros que mais acontecem no vôo.

    1. Puta que pariu Alceu. tenho 43 anos e agora que comecei a ver que nunca sabemos suficiente apesar do anos. Agora escuto uma bobagem dessa, alguém dizendo que sabe tudo. Fale essa pra mim: Bateria cheia e ok, bussula calibrada, home point, tudo ok. decolei voei uns 400 metros e de fail safe, tentei me posicionar melhor para restabelecer o sinal, cancelei o RTH, pela segunda vez de fail safe e não consegui reconectar, fiquei esperando o RTH, mas nessa fiquei esperando uns 5 minutos e cade o drone? não voltou. Lembrando eu estava com 80% de bateria e estava a 40m de altura e naquela area não tem nada acima de 15m. Sabe o que ele(drone) fez? simplesmente desceu e pousou na moral, só que encima de uma pequena arvore. Deu trabalho achar ele. depois analisando o Litchi vi que estava configurado pra ao dar fail safe ele pousar e não RTH como padrão. Mas eu jamais colocaria para pousar. Me diga o que aconteceu?

      1. Olá Daniel,
        Vamos começar pelo Litchi.
        Ninguem vai te garantir nada em um voo se você usar um app não oficial da DJI, portanto não tem nem como começar analisar o que ocorreu.
        Eu ja usei e as vezes ainda uso o Litchi e já sofri acidentes com ele, porem como faço FPV uso o Litchi pra função.
        Usando o DJI GO todas as vezes que precisei do RTH nunca tive problema usando todos os parametros certos como altura de retorno, tipo de retorno e tudo mais.

        Denis Souza

      2. Instalei esse app litchi, fiz 3 vôos com o Mavic de boa, na terceira vez estava a 200 metros de casa e acionei o RTH ele voltou de boa mas se posicionou pra pousar a 30 metros e deu um erro no controle ”warning sisten” ele simplesmente foi embora pra quase 1 km com 70% bateria, confesso entrei em pânico mas com calma olhei pelo mapa do celular e fui atrás, ele pousou de boa em um telhado sem um arranhão, sabemos que o app dji é um pouco complicado mas não recomendo, enviei o drone e segundo assistência fez um reset no sistema gps.

  1. Interessante eh, mas convenhamos que ja a 80 metros de distancia a gente ja perde o contato visual com o drone de que vale entao a imagems que eh transmitida pro remote? Pra que uma alcance de 7 km de distancia e 1.5oo metros de altitude?

  2. Queria saber no caso do drone phantom 4 se no return to home a bateria está em seu nível crítico caso ele não consiga chegar ao ponto de partida a questão é o drone cai ou faz um pouso mesmo não chegando no ponto de partida ?

    1. Nesse caso o drone calcula o tempo necessario para voltar ao ponto de partida caso seja inferior ele faz o “landing” ou seja o pouso.

  3. Queria saber qual é o tipo de comunicação entre o drone e a imagem transmitida na tela do smartphone, alguém saberia me explicar?

    1. Na comunicação é feito por radio frequencia usando a frequencia da camera para o radio e do radio para o celular via cabo.
      A camera do drone envia para o radio em 5.8 e o calular conecta no radio traves do cabo usb e aplicativo

    1. Nesse caso pode ter danificado ou a controladora ou os flat de conexões que enviam os comandos para a controladora central ou ter entortado os eixos do guimbal.
      Só abrindo o guimbal pra saber.

    1. Olá,

      Os P3 dependendo do tempo pode ter sua bateria comprometida.
      Isso pode acontecer devido ao seu uso ou por realmente problema na bateria.
      Alguns testes devem ser observado como:
      1. O radio esta sendo carregado e apresenta a carga completa sinalizado pelos leds na parte frontal.
      2. Se o rádio desliga a partir de qual led.
      3. Se o rádio desliga a qualquer momento.
      4. Se o Rádio liga posteriormente sem efetuar cargas.

      Alguns fatores podem identificar o problema.
      Não existe qualquer configuração que se faça para que ele delisgue sendo assim um problema físico do equipamento.
      O que tudo indica é que você tenha um problema de bateria sendo necessário a avaliação de um técnico.

      1. Alguns testes devem ser observado como:
        1. O radio esta sendo carregado e apresenta a
        carga completa sinalizado pelos leds na parte frontal. -SIM TODOS LED ACESOS
        2. Se o rádio desliga a partir de qual led. – QUALQUER. SEMPRE NO 4 OU 3 E
        SEMPRE RECARREGO O RADIO ANTES VOAR
        3. Se o rádio desliga a qualquer momento. – SIM APOS 3 OU 4 MINUTOS APOS DECOLAGEM
        4. Se o Rádio liga posteriormente sem efetuar cargas. RELIGA APARENTANDO NOMAL

    2. “sem controle?” jamais amigo, você disse que ele pousa, menos mau, ja pensou ele sair em disparada no horizonte ? ai ai ai em…

  4. bom dia, pessoal comprei meu drone faz duas semanas, agora na hora de decolar não está salvando o home point, aparece a mensagem “not record home point” alguém pode me ajudar ?
    valeu obrigado

    1. Patricio,
      Só fazendo os devidos testes, mais de qualquer forma o modulo GPS deve ser olhado com carinho.

      Recomendo levar para uma técnico pois não parece ser nada ajustável via software.

      1. OI ENTREI EM CONTATO COM A LOJA QUE ME VENDEU,VEJA A RESPOSTA QUE ELES ME DERAM:
        Prezado, este Drone, na versão Standard não possui mapeamento preciso do GPS, por isso faz a desconexão automática, porém, funciona normalmente para fins de laser. Gratos.

  5. boa noite pessoal tenho um phanton 3 stand gostaria de saber tive um problema com meu drone estava voando com ele normalmente a bateria tava chegando em 40 porcento desci ele tudo certo desliguei o drone depois o radio e coloquei a segunda bateria pra continuar voando quando subi o drone novamente ele nao estava mais obedecendo aos meu s comandos ficou loco depois voltou ao normal o que pode ser isso sera que eu tenho que aguardar um pouco antes de decolar novamente ja aconteceu isso duas vezes sempre na troca das baterias me ajudem por favor sempre faço a calibraçao radio drone

  6. Olá, obrigado pelas informações. Estou usando meu drone Spark ha uma semana e já passei alguns cagaços com ele, eu estava voando debaixo do telhado da varanda daqui de casa e do nada ele parou de responder meus comandos e estava voando em direção ao vaso quando voltou novamente a conexão voltei ele no desespero e quase bateu na minha testa. Outra vez, eu estava demostrando pra minha namorada quando deu esse problema novamente, imagina o desespero! Desta vez ele acionou o rth e apenas pousou. Até pensei em devolver, mas eu tinha comprado o litchi e resolvi testar, foi a solução, ele funcionou perfeitamente para meu Spark. Obs.: O dji go 4 versão final .18 não estava funcionando direito via cabo usb hub voltei para a .15 e funcionou o hub mas continuou perdendo conexão do controle com o drone.

    1. Foi engraçado imaginar a cena do quase bater ao vaso e voltando na sua testa desesperado e pagando o micão na frente da namorada kkkkkk!

  7. Tenho um Phanton 4 Pro e sempre aparece sinal bom tanto do satelite quanto do controle, porem constantemente o sinal da imagem fica ocilando muito (perde e volta o sinal), já mudei pde 2,4ghz para 5,8 ghz e não resolveu. Alguem tem alguma dica para me ajudar? Obrigado.

  8. Boa tarde comprei um drone DJI Spark e sinceramente não entendi nada, consegui com muito custo fazer ele voar através do app . Ele pousou de forma brusca e agora da mensagem de motor obstructed . Isso significa o que ?

    1. Olá amigo,
      Se for ver pela mensagem algum dos motores esta obstruido decorrente do impacto.
      Tenta retirar a bateria do drone e colocar novamente, antes disso roda com a mão todos os motores e veja se algum tem a rotação presa ou com dificuldade.

  9. Boa tarde!
    Tenho um Phantom 3 Standart e estou perdendo o sinal com o celular, o aplicativo simplesmente fecha a 30 metros de distância.
    O que está acontecendo?
    O que devo fazer?

  10. comprei um mi drone e o mesmo perde o sinal da camera há 4 ou 5 metros todas as vezes. o que pode ser? whatsapp 75 988647960

  11. Bom, estou tentando calibrar o meu DJI Phantom 4, através do Software da DJI, porém, não consigo, ele pede para reiniciar o aircraft… e não passa para a próxima tela. Em dois momentos ele ficou desorientado possivelmente por falta desta calibragem e quase tive acidentes…

  12. Olá. Primeiramente gostaria de dizer que estou aprendendo mt com os comentários. Muito boa a troca de experiências. Sou novato e tenho um DJI SPARK. Estou com uma dúvida em relação ao RTH.

    Configurei a altitude de retorno para 30 metros. Sendo que os obstáculo tinham no máximo 10 metros. Conectei todos os equipamentos (drone, controle e celular), então o sistema me mandou a mensagem “Home point Recorder …” (conforme o esperado)….Levantei o drone cerca de 60 metros. Afastei uns 15 metros do ponto inicial. “chamei” no RTH e ele simplesmente vai baixando no local atual que ele está. ele não está retornando para o Home point inicial. Alguem já passou por isso. Imagino que sejam muitas possibilidades que eu esteja comendo mosca.

    Obrigado por quem puder e quiser colaborar. Já Li o Manual e assisti diversos Tutorias de voo e a minha configuração até onde entendo está semelhante.

  13. Após atualização meu Phantom 4 perde o sinal facilmente, após uns 80 a 100 metros, antes da atualização ia até 500 metros na horizontal sem problema, nunca precisei passar de 100 metros de altura, mas as vezes preciso acompanhar a uns 30 metros do chão e quando chega a 120 já da sinal fraco, comprei aqueles concentrador de sinal da antena mas não ajudou em nada, só acho que foi a atualização.

  14. Meu Mavic Pro pede p calibrar muitas vezes, e sempre só calibra depois de muitas tentativas.
    Ontem decolei ele e não prestei atenção se estava ok a calibragem, após alguns segundos pairando no ar a uns 1,5mts, ele saiu p esquerda até a colisão em umas folhas. Isso pode ser somente a falta de calibração?

  15. Olá estou voando á uns 3 meses já consigo controlar muito bem, mais meu drone Phantom 3 standart fica perdendo sinal da câmera, o controle fica normal é só a imagem que perde sinal! O que posso fazer para melhorar isso.

    1. Olá Caro Vinícius,

      Geralmente os P3 Standard costuma depois de alguns voos dar problema no Flat Clable do Guimbal, ou seja, problema de interrupção da imagem captada para o transmissor que envia a imagem para seu rádio.
      Como o Phantom 3 Standar ele funciona somente com um meio de comunicação com uma antena e você não perdeu o comando do rádio é bem provavel que tenha que fazer um reparo no seu flat Cable, entretando isso é somente um caso de experiencia que você só terá certeza quando levar para um técnico testar pra você.

      Hoje não existe nada que você possa melhorar essa interrupção que sejá configurável como uma calibração de guimbal por exemplo.

      Espero ter respondido sua pergunta.

      ABraço

  16. Olá pessoal. Aprendendo bastante com as experiências de todos aqui postadas.
    Tenho um Phantom 3SE e minha dúvida é a seguinte:
    Enquanto voava pela primeira vez com um filtro ND na câmera, por 1 ou 2 vezes, num voo de 10min, notei que a câmera baixava (como pendurada) como se não estivesse aguentando o peso do filtro e logo em seguida voltava para a posição anterior. É possível que isso tenha acontecido devido ao peso do filtro?

    Obrigado!

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