Drones e a Revolução no Setor de Inspeções de Redes Elétricas

0

É notório o grande crescimento e busca de alternativas de negócios utilizando drones, os serviços de inspeções particularmente estão correndo atrás de desenvolver mais e melhor para utilização de drones como ferramenta de trabalho.

A empresa americana New York State Electric ea Gas Corporation (NYSEG) lançou em 2015 um projeto de inspeção com a utilização de drone, para monitorar algumas linhas de transmissão de energia, a empresa acredita que o uso de UAVs é mais barato e mais seguro do que a contratação de helicópteros.

“O que motivou a utilização dos drones foi a necessidade de inspecionar fios estáticos que são instalados ao longo de subestações para dissipar relâmpagos” DiSse o presidente CEO da NYSEG Mark S. Lynch, em um comunicado a imprensa.

“Os helicópteros não são realmente práticos para realizar esta tarefa, o campo de visão é obtido é inferior ao desejado.”

A empresa utiliza drones para inspeções em mais de 36 subestações em suas operações nos Estados Unidos.

Enquanto isso, outras empresas imaginam utilizar drones a curto prazo como uma solução 100% para inspeções, no mes passado o Electric Power Research Institute patrocinou um seminário de três dias em Blenheim, Nova York, para demonstrar as vantagens de utilizar drones nas empresas de energia. O instituto realizou inspeções simulada em linhas elétricas.

“queremos começar a utilizar drones na próxima primavera, quando começa a temporada de inspeção” disse o colaborador da New York Power Authority.

Outra grande vantagem na utilização dos drones é a facilidade na obtenção de informações que podem permitir um ganho de tempo considerável nas tomadas de decisões sobre os sistemas.

Ainda no setor de inspeções o mercado de drones pdoe ser muito explorado, como nas áreas de patrulhamento, inspeção de dutos, agricultura, mundo selvagem e silvicultura.

No Brasil algumas empresas distribuidoras de Energia Elétrica já investem consideráveis esforços nesta tecnologia.Insp

Fonte: Doctor Drone – Anilton Veiga

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.