Prefeitura de São Paulo ganha 3 drones sem autorização para voar no Brasil.

0

A matéria publicada na última sexta feira dia 11 de agosto pelo G1 aborda sobre as devidas autorizações de voos que são necessário para se pilotar uma aeronave não tripulada no Brasil.
Ela traz no seu título :
Três drones doados para a Prefeitura de SP não têm autorização para operar no Brasil

Leia a matéria na íntegra.


Três drones – aeronaves não tripuladas – doados por empresas chinesas à Prefeitura de São Paulo a pedido de João Doria não têm autorização para operar no país. Os equipamentos ainda não estão em operação, mas um deles chegou a fazer voos de apresentação decorado com adesivos da Guarda Civil Metropolitana (GCM), em abril.

Ao todo, a prefeitura recebeu a doação de 11 drones, para serem usados para monitorar aglomerações e para auxiliar em ações de segurança, segundo Doria. Dois são da Dahua e um da Hikivision. As aeronaves dessas duas empresas, entretanto, ainda não receberam autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e, por isso, não podem ser usadas no Brasil.

Segundo as normas da agência, aparelhos de radiofrequência, como os drones, têm de passar por testes em institutos de pesquisa e desenvolvimento. Um dos objetivos é averiguar se as ondas emitidas e recebidas pelos equipamentos não causam interferência em outros equipamentos, como celulares, torres do controle aéreo ou antenas de rádio e TV.

Os aparelhos não homologados podem ser apreendidos e seu uso está sujeito a multas que podem chegar a R$ 3 milhões. Os drones que já estão sendo operados pela Prefeitura de São Paulo possuem autorização da Anatel, e têm sido usados para fazer sobrevoos pela região da Cracolândia, áreas da Prefeitura que foram ocupadas ou invadidas e grandes aglomerações de pessoas, como manifestações, a Parada LGBT e a Marcha para Jesus.

Voo de apresentação

Mesmo sem a autorização, um drone da Dahua, decorado com adesivos da GCM, fez um voo de apresentação no lançamento, por Doria, de um programa de monitoramento com aeronaves não tripuladas, em abril.

A Secretaria de Segurança Urbana da prefeitura diz que o equipamento foi pilotado por representantes da empresa chinesa e os adesivos foram colados apenas para a demonstração.

Titular da pasta, José Roberto Rodrigues de Oliveira afirma que os drones não homologados, inclusive o usado na apresentação do Dronepol, ainda não chegaram às mãos da Prefeitura. “Na primeira doação, eram cinco drones. Mas chegaram só dois deles. Então há três pendentes. Eu conto com o que já tem, né? Como é doação, a gente espera que venha”.

O secretário diz que nunca viu o drone da Dahua, “só no site”.

Procurada pelo G1, a Dahua informa que a aeronave a ser doada, do modelo X820, está passando pelos testes para obter a autorização da Anatel. “A operação será efetivada tão logo a homologação esteja concluída.”

A Hikvision diz que só vai procurar obter as autorizações necessárias após realizar “estudos e planejamentos necessários para adaptar o drone às necessidades da cidade de São Paulo”.

Fonte: GLOBO G1 

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.