DJI lança tecnologia para identificar e localizar drone em locais restrito – AeroScope

0

A DJI, como principal fabricante de drones, tem-se focado em tentar desenvolver um método de ajudar a prevenir incidentes em locais restritos como os aeroportos.

De forma a ajudar as autoridades a identificarem os drones no ar, foi agora lançada a tecnologia AeroScope que irá permitir aos agentes, em terra, receber alguns dados dos drones a voar na área circundante.

Há alguns meses surgiram, tanto em Portugal como em várias partes do mundo, alguns incidentes com drones em aeroportos. Embora surja a dúvida se todos os casos foram reais, não se registou qualquer acidente por culpa destas aeronaves.

Resultante destes acidentes, em Portugal foi iniciado o processo de regulamentação deste tipo de aeronaves, estando agora nos últimos dias de consulta pública o projeto de decreto-lei que pretende tornar obrigatório o registo e seguro dos drones.

Além de Portugal, outros países também se mostraram preocupados com esta questão e, além de procurar estratégias para defesa dos pontos sensíveis, procuraram pressionar a DJI, empresa responsável por 3/4 do mercado dos drones, para desenvolver algum método que pudesse ajudar na identificação das aeronaves.

mercadrone-detecta-drone

AeroScope – Tecnologia para ajudar a proteger os aeroportos

A DJI apresentou na Bélgica o AeroScope, uma tecnologia que irá permitir às autoridades em terra identificar e monitorizar os drones em voo perto da sua localização.

Esta nova tecnologia utiliza a ligação já existente entre o drone e o comando para transmitir informações do drone como o seu registo, o número de serie ou mesmo dados de telemetria como a localização, altitude, velocidade ou direção. Uma vez que utiliza uma ligação já existente no drone, o AeroScope é compatível com todos os modelos DJI e não precisa de qualquer alteração do drone. Este procedimento também poderá ser facilmente adaptado a outros fabricantes.

As drones have become an everyday tool for professional and personal use, authorities want to be sure they can identify who is flying near sensitive locations or in ways that raise serious concerns

Com o AeroScope, as autoridades irão conseguir identificar e monitorizar os drones que voem em e aeroportos ou outros pontos que carecem de segurança adicional. Esta tecnologia já está em testes em dois aeroportos internacionais desde abril e, tal como foi demonstrado na Bélgica, permite identificar drones mal estes sejam ligados e transmitir desde logo a sua posição, assim como o seu número de série.

aeroscope-2

Para assegurar a privacidade dos utilizadores, a DJI irá adicionar no seu software uma área de definições para a identificação de drones, que irá permitir aos utilizadores decidir que informações quer partilhar, escolha esta sempre limitada e dependente das obrigações legais de cada país. Como o AeroScope faz uso de uma ligação local, os dados apenas são partilhados com as autoridades em terra.

Esta nova tecnologia junta-se assim ao GeoFencing na tentativa de tornar o voo destas aeronaves mais seguro tanto para os pilotos, como para os aeroportos e outras zonas restritas.

Quer ficar por dentro do mundo dos drones ?
www.mercadrone.com.br

Curta nossa Funpage www.facebook.com/mercadrone

 

Fonte: pplware.sapo.pt

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.