Disputa de Drone Racing da NASA contra um piloto racer. Quem Ganha ?

0

NASA colocou um drone controlado por inteligência artificial para disputar uma corrida contra um drone controlado por humanos — mais especificamente por Ken “FlyingBear” Loo, piloto que compete na Drone Racing League, competição internacional de corrida de dr

ones.

Loo perdeu as primeiras voltas até se acostumar com a pista, mas depois foi capaz de fazer tempos melhores do que seu oponente de inteligência artificial. “Essa é a pista mais densa que eu já voei”, conta ele em uma declaração à imprensa. “Um dos meus defeitos como piloto é que fico cansado facilmente. Quando me canso mentalmente, começo a ficar perdido, mesmo se tiver voado o percurso 10 vezes”.

A IA, por outro lado, não se cansa e seguiu o curso designado sem arriscar nada, o que culminou em tempos piores. Apesar de não ser o mais veloz, o drone autônomo conseguiu completar a tarefa com muita precisão, e isso pode ser aplicado em situações específicas, como procurar por sobreviventes em áreas de risco, por exemplo.

A corrida foi a etapa final de dois anos de pesquisa sobre autonomia de drones financiada pela Google, e a empresa deve continuar seus testes para que, num futuro não tão distante, a IA consiga vencer o piloto humano.

 

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.