Drones: A busca por BOTOS na Amazônia

0
Viagem com drone

Drone agora ajudam na busca por botos

Viagem percorreu 400 km pelo Rio Juruá e avistou 791 botos

O WWF-Brasil, o Instituto Mamirauá e a Conservation Drones apostaram no uso de drones para localizar botos na Amazônia. A expedição, que faz parte do projeto Ecodrones Brasil, foi realizada de forma inédita, no final de 2016.

A proposta foi testar e aprimorar técnicas e metodologias para a utilização de drones em pesquisas científicas e utilizá-los para otimizar atividades de campo que exigem grande esforço da equipe e alto investimento de recursos. Ao todo, a viagem percorreu 400 km pelo Rio Juruá, próximo ao município de Tefé, no Amazonas, em oito dias, e avistou 791 botos.

“Ficamos muito satisfeitos com o resultado e esperamos que isso possa chamar a atenção para a importância do uso de tecnologias em prol da conservação”, avalia Marcelo Oliveira, especialista de conservação do programa Amazônia do WWF-Brasil.

Segundo ele, o projeto inova em ser o primeiro a utilizar a tecnologia para monitoramento populacional de botos. “É a primeira vez no mundo que um trabalho como esse é feito com mamíferos aquáticos em rios amazônicos. Já houve registro de comportamento de botos. Mas um censo, ou densidade populacional, nunca foi feito”, relatou.

De acordo com Miriam Marmontel, pesquisadora do Instituto Mamirauá – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – a proposta foi testar uma metodologia que possibilite a coleta de dados por meio dos vídeos gravados por drones. Após a comparação das informações dos vídeos com as informações registradas pelos pesquisadores, espera-se alcançar um modelo de utilização do drone para a contagem de botos.





AUTOR: REDAÇÃO
FONTE: IT FORUM 365
Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.