Porque você deveria investir em tecnologia de drones

0

Todos sabem que a tecnologia esta cada vez mais ajudando a sociedade como um todo e os drones é uma dessas tecnologias que estará presente no seu dia a dia.

Muitas pessoas podem ainda não saber mas você com certeza algum alimento onde houve a ajuda de um drone para pulverizar ou para mapear a lavoura para aquele alimento ou já pode ter visto drones monitorando estradas, auxiliando salvas vidas na orla maritima.

Os drones têm, como a maioria das tecnologias, um amplo espectro de utilidade. O que um usa para colher frutas, outro usará para matar um ser humano. As empresas estão cada vez mais procurando tecnologia com drones para resolver problemas grandes e pequenos, mas o que o futuro reserva para esta tecnologia útil e letal?

Kevin Bolen, diretor, Innovation & Enterprise Solutions, KPMG é pago para saber essas coisas e falou recentemente sobre as revisões de regulamentação em torno de drones; “Tanto os EUA quanto o Reino Unido têm regulamentações semelhantes em torno do vôo de drones, que restringem as aplicações comerciais. Os drones devem pesar menos de 20 kg e serem conduzidos dentro da linha de visão do piloto, à luz do dia, abaixo de 400 pés espaço aéreo restrito (por exemplo, aeroportos) .Um piloto só pode controlar um drone de cada vez. Com tantas restrições, a principal utilidade agora é para streaming / gravação de vídeo; as câmeras são leves e os drones podem acessar facilmente áreas que são caras ou inseguras para seres humanos. [Streaming / gravação] pode ser útil para a inspeção de grandes ativos (por exemplo, plataformas de petróleo ou pontes) ou a realização de um inventário de animais ou outros materiais. ”

Apesar das limitações, o uso de drones está aumentando e pode aumentar o PIB da maioria dos países (2% apenas para o Reino Unido por pesquisa da PwC). Quando perguntado, Bolen concorda que as empresas provavelmente alugarão mais drones em vez de comprá-los. Em alguns casos, possuir terá mais sentido econômico, mas a chave é pensar além de suas necessidades agora e fazer parcerias com as pessoas certas; “À medida que a demanda por drones aumenta, a escala e a eficiência das empresas que atendem a essa demanda crescerão e elas continuarão a otimizar o desempenho e o alcance das ofertas mais rapidamente do que uma empresa individual poderia lidar sozinhas”. Bolen também acredita que as licenças especializadas serão comuns para os operadores de drones, assim como para a indústria de caminhões.

Bolen está otimista quanto à privacidade, segurança e ângulos apresentados pelos drones e acredita que o risco mais significativo é a coleta de dados (facial, locacional) e acredita que as empresas podem violar a mudança das leis de privacidade sem a estratégia adequada e insights.  Casos de uso mais empolgantes para os drones surgirão assim que as questões regulatórias diminuírem de acordo com Bolen. Desde a substituição de guindastes por métricas de precisão durante a construção, substituindo autonomamente a infraestrutura de comunicação danificada (desastres naturais, idosos) por mangueiras de levantamento para bombeiros, os drones oferecem às organizações uma nova era de soluções utilitárias e criativas para problemas antigos.

Bolen recomenda o brainstorming de uma série de pontos de dados que você deseja ter aos quais você não tem acesso hoje e contratar um provedor de serviços para executar alguns experimentos para ver se os drones são realmente capazes de obter os dados. A partir desses testes, Bolen argumenta que o ROI é mais simples de determinar do que muitas tecnologias emergentes; “… você também pode determinar o tempo e o custo para capturar os dados, a frequência necessária, bem como a utilidade da própria data para medir o ROI e avaliar se um modelo de assinatura ou propriedade é mais econômico.”

Já no cenário brasileiro em 2016, mesmo com o cenário de crise, grandes empresas viram uma grande oportunidade de investir no mercado de drones. A partir daí, desde 2017, o início da melhora do mercado proporcionou um investimento maior nesse segmento. E essa melhora no mercado foi observada não somente por empresas, mas também por pessoas dispostas a investir em novos campos profissionais.

Um estudo realizado em 2017 pela PwC revela que o mercado global de drones pode chegar a 127 bilhões de dolares o que potencializa toda cadeia desse mercado seja venda ou prestação de serviço.

Também em 2017 foi mapeado 700 empresas em atividade no Brasil  onde reforça o que foi dito pelo Kevin Bolen onde informa que a prestação de serviço é o modelo de negócio que se destaca.

 

 

 

Fonte: www.forbes.com ( Texto traduzido )
PwC/Mercadrone/Droneshow

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.