Algumas DICAS sobre DRONES para iniciantes realizarem seus primeiros vôos de forma consciente.

0

Então você acabou de comprar um novo drone para começar a fazer seus voos e como provavelmente você esta no Brasil você terá que fazer os devidos registros na ANAC e ANATEL, você estará pronto para ir para o céu. Mais você já voou antes um drone ? e se você bater e destruir seu drone em sua primeira saída?

Reunimos dicas de segurança de fabricantes e experiência que o MERCADRONE tem para que você possa evitar ferir pessoas próximas ou prejudicar seu próprio drone.

COMECE DEVAGAR
Vamos ser sinceros, ninguém lê o famoso manual.
De fato, muitos drones não vêm mais com instruções impressas mas quando se trata de drones, você deve ler esse guia para aprender sobre mais detalhes da aeronave antes de levá-lo para dar uma volta. Nós sabemos que é chato mais pense no tempo gasto como um sacrifício que você está fazendo para garantir que você não bata seu drone.

Quando as características do drone parecerem familiares  tente um primeiro voo discreto, fique a poucos metros do chão em um espaço livre de obstáculos como o seu quintal. Isso lhe dará a oportunidade de se familiarizar com os controles e configurações antes de ir para uma área mais populada e perturbadora  como um parque público de preferencia gramada onde possa amortecer sua aqueda.

Mesmo que esteja ansioso para ultrapassar os limites do seu novo brinquedo, resista à tentação de pular as fases. Embora muitos dos drones de hoje incluam recursos amigáveis ​​ao iniciante, como evitar obstáculos e flutuar sozinhos, você deve aprender como realizar essas tarefas sozinho. Se você ainda estiver desconfortável com o dispositivo depois de ler as instruções e fazer um vôo de teste baixo, confira o curso para iniciantes, A DJI, por exemplo, realiza aulas gratuitas ocasionais.

REALIZE VERIFICAÇÕES DE MANUTENÇÕES
Mesmo depois de se sentir confortável com os controles, você deve reservar um tempo antes de cada voo para executar um conjunto rápido de verificações de manutenção. Pense nisso como consertar um carro antes de você na estrada, uma precaução necessária para evitar danos futuros.

Primeiro, certifique-se de carregar a bateria principal e a do rádio controle, não se esqueça, assim como todas as peças que você planeja carregar. Em seguida, olhe para todas as hélices do dispositivo, verifique todos eles quanto a sinais de desgaste e, se parecerem soltos, fixe-os com firmeza no lugar.

A bateria é um ponto muito muito importante pois alguns drones lhe fornecem todas as informações sobre a autonomia delas porem alguns não e caso isso não seja acompanhado pode ter certeza que você vai sofrer uma queda e vai perder a sua bateria pois as baterias nao podem trabalhar com baixa carga. Os drones para imagens na média vooam uma média de 18 minutos mais sempre é bom consultar o seu manual.

Se o seu drone incluir uma bússola, seu passo final será calibrar este instrumento. Como os locais podem ter perfis eletromagnéticos exclusivos os sinais em uma área podem não corresponder aos de outra. Uma calibração da bússola antes do vôo dirá ao drone exatamente onde ele está – permitindo que você o posicione com precisão para quando estiver no ar. Você deve encontrar este processo como uma opção no aplicativo afiliado ao seu drone que a maioria dos drones possuem.

MANTENHA O DRONE À VISTA
Se você não consegue ver seu drone, não sabe o que está fazendo, então, enquanto estiver no ar, não deixe o aparelho deixar sua visão mantenha sempre no seu campo de visão. A lei brasileira exigem o campo de visão do seu drone e seguir esta regra é bem simples  e é ainda mais fácil se você restringir seu voo a horas diurnas e evitar condições de mau tempo. Além disso, você deve verificar seu ambiente antes de decolar para ter certeza de que não enviará acidentalmente seu drone por trás de um obstáculo de bloqueio de visão.

Você também deve manter o controle do drone em todos os momentos, mantenha as mãos na direção, mesmo quando o drone estiver no modo de decolagem ou pouso automático. Outra maneira de ficar atento à orientação do drone é adquirir o hábito de começar cada voo com o drone e sua câmera voltados para frente.
Procure sempre nesse primeiro momento não perder a orientação, ou seja, a trazeira do drone sempre para você isso faz com que o seu rádio sempre fique na mesma orientação.

Para evitar perder o controle e recomendamos que você não voe sob a influência de drogas ou álcool. Se você está muito chapado para ficar atrás do volante de um carro, então não pegue seu drone ou você pode acabar com centenas de dólares em equipamentos quebrados.

ESPAÇOS ABERTOS OU LIVRES
Você precisa de muito espaço para pilotar um drone, então restrinja seus vôos a espaços abertos como parques e campos. Esses locais também são ideais para manter seu drone à vista e você não será surpreendido por árvores ou outdoors.

Por outro lado, a ANAC recomenda que evite pessoas, prédios e áreas lotadas que você encontrará em eventos públicos. Isso ajudará a proteger não apenas seu drone, mas também outras pessoas. Como bônus, evitar outros seres humanos significa evitar situações em que um vizinho possa acusá-lo de invação de privacidade.

Além das pessoas, é legal manter seu drone longe dos animais como cachorros, passadores de quaqluer tipo ou outros animais. Devidos as hélices o drone emite um barulho não comum para esses animais e podem surpreender eles que podem reagir de maneira imprevisível, às vezes atacando se ferindo e destruindo o sua aeronave.

VOOS EM ÁREAS RESTRITAS
Os drones não podem voar por todo o céu. A ANAC limita a altitude máxima que você pode explorar e restringe drones dentro de certas zonas de exclusão aérea como aeroportos presídios e outros. Alguns drones são equipados com um cadastro pré realizado pelo fabricante o que faz com que ele não levante voo.

Lembre-se você é responsável pelo o que ocorrer com o seu drone e isso pode lhe trazer consequancias civís.

O MERCADRONE orienta você a ler mais sobre o regulamento brasileiro sobre RPAs – Aeronave Remotamente não tripulada. Deixaremos o link aqui para facilitar pra você: http://www.anac.gov.br/assuntos/paginas-tematicas/drones

 

Se esse artigo foi útil pra você, comente e compartilhe.

MERCADRONE
www.mercadrone.com.br

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.