Este drone ajudou a equipe da SWAT no desarmamento de um suspeito.
Aerospace diz que a máquina ajudou a detectar o gás lacrimogêneo
No ano passado, a Impossible Aerospace construiu um drone que está literalmente cheio de baterias, por isso pode voar por até duas horas com a carga. Agora, a empresa diz que uma versão de 90 minutos de seu quadricóptero US-1 provou seu valor para uma equipe da SWAT em Campbell, Califórnia na qual ajudou nas operações.
Em 8 de fevereiro, um restaurante Denny’s em Campbell foi palco de um confronto armado de quase 12 horas, em que um homem começou seu dia às 5 da manhã com uma xícara de café, mas depois apontou uma arma para um funcionário da Denny. Aparentemente, os policiais do Vale do Silício tinham muitos brinquedos para ajudar com a situação onde a polícia teria enviado um robô farejador de bombas dentro do prédio para tirar fotos do suspeito, além de usar um “dispositivo sonoro de diversão”.
Mas foi o drone da Impossible Aerospace que obteve um ponto de vista invejável acima do prédio, onde voou por 45 minutos, usando seus sensores térmicos e câmeras padrão para monitorar o perímetro do prédio e ajudar na parada real.
A empresa diz que, embora a equipe da SWAT tenha usado bombas de gás lacrimogêneo para expulsar o suspeito, a transmissão de vídeo ao vivo do drone permite que a polícia veja que o gás estava vazando de uma cozinha ao invés de fazê-lo sair. Então eles adicionaram mais gás lacrimogêneo, e isso aparentemente ajudou.
De acordo com o relatório Mercury News, acredita-se que o gás lacrimogêneo tenha sido o motivo do suspeito finalmente deixar o prédio depois de quase 12 horas e se entregar pacificamente à polícia.
@CampbellPolice SWAT officers set off flash-bang grenades at the back door. No response from inside. Still waiting out gunman in Bascom Ave. Denny’s. pic.twitter.com/ZwNfGfB4H0
— Len Ramirez (@lenKPIX) 8 de fevereiro de 2019
“Neste evento recente envolvendo um sujeito barricado com uma arma, a Impossible Aerospace forneceu uma informação que nossa agência nunca teve acesso”, diz parte de uma declaração do capitão da polícia de Campbell, Gary Berg. “O uso do drone dos EUA-1 nos ajudou a otimizar a segurança de nossos oficiais e da comunidade, fornecendo informações valiosas para o posto de comando por meio do feed de vídeo ao vivo”.
Eu costumava passar por aquele Denny’s a caminho da biblioteca local. É surreal imaginar um drone voando acima dele, ajudando a farejar um suspeito.
Mas esse é apenas um dos muitos exemplos que ouvimos sobre a aplicação da lei – e também sobre criminosos – usando esses dispositivos.
Gostou do conteúdo ?
Compartilhe e comente.
Encontrou algum erro? ficaremos muito satisfeito se nos reportasse-nos nos comentários.