PRIMEIRA ENTREGA DE COMIDA COM DRONE NO BRASIL – iFOOD

0

Em teste realizado no carnaval, o aplicativo de delivery levou uma encomenda até um trio elétrico

A veja no dia 03 de Março traz um artigo falando sobre a primeira entrega de comida com um drone como teste. O MERCADRONE por diversas vezes destacou varias empresas ao redor do mundo na qual serviram para as próximas empresas que se aventura nessa linha.

Em uma edição do programa americano 60 Minutes, que foi ao ar em dezembro de 2013, o presidente da Amazon, Jeff Bezos, prometeu que até 2018 a empresa realizaria entregas por drones. A data passou e adoção da tecnologia não ocorreu como esperado.

Contudo, ainda que a gigante do varejo não tenha conseguido, outras empresas continuam tentando. No dia 23 de fevereiro, durante o carnaval de São Paulo, o aplicativo de entrega de comida iFood realizou seu primeiro teste de entrega usando drones. A encomenda foi um sanduíche wrap, levado até a um dos músicos que estava no trio elétrico que acompanhou o bloco Beleza Rara.

Para realizar o feito que, entre decolagem e entrega, durou cerca de 3 minutos, a empresa teve de se preparar por quase 3 meses. As primeiras experimentações foram realizadas em um galpão fechado, só então partiu para um ambiente aberto onde pode-se analisar os efeitos do vento sobre o drone e a caixa térmica que guardou a comida.

Mas esse não foi o maior obstáculo. No Brasil, um drone só pode voar com as devidas autorizações, uma delas é da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) que registra a aeronave, outra da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que autoriza o voo. Isto deixa incerto o tempo que levará entre a aprovação de um alvará e outro. “Quando se trata de testes com drones, o que leva mais tempo são as legislações, talvez até mais que a aplicação da tecnologia”, afirma gerente de inocação e logística do iFood, Fernando Martins.

Vale lembrar que o Brasil possui, assim como em outros paises, suas regras para o uso de aeronaves não tripuladas onde possui várias restrições que precisam ser seguida. Nesse carnaval de 2019 ja tivemos polêmica com um bloco de carnaval que usou drones como parte das suas atrações onde foi manipulado por integrantes do bloco.

A empresa tem na lista de formas para entregar comida outra opções, entre elas patinetes elétricos, bicicletas e até mesmo a pé. Se aeronaves autonomas se tornarem a mais popular delas, logo o sinal de que a pizza chegou pode se tornar um zumbido de drone na janela.

 

Gostou desse artigo?
Compartilhe e comente.

 

Acesso www.mercadrone.com.br

 

Fonte: Veja

 

 

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.