Drone é utilizado como farol no Audi AI:Trail
Nesta última terça-feira, 10/09/19, a marca de automóveis AUDI lançou um novo conceito de off-road no Frankfurt Motor Show, o Audi Ai:Trail, o qual é a promessa da marca de ser uma tendência dos SUVs em um futuro não distante, trazendo não só um design arrojado, mas também uma experiência que conectará a alta tecnologia com uma natureza ainda a ser explorada pelos amantes de aventura.
Mas o que isso tem de tão interessante para o mundo e mercado dos drones? É que além de esse conceito novo de carro trazer a tecnologia que tanto nos encanta, ele também possui uma diferença em seu sistema de faróis, os quais poderão ser drones voando à frente do 4×4.
Sim, um conjunto de 5 drones com lâmpadas de LED faz parte do pacote de novo modelo da AUDI, os quais substituirão os faróis e terão plena capacidade pousar no teto do carro, seja em um rack em no próprio teto, acoplando-se no suporte de recarga na parte superior do automóvel.
O mais curioso desses drones é sua metodologia de voo, pois eles se caracterizam principalmente por não possuírem rotores e hélices. Sim, eles são aeronaves sem rotores. Como isso acontece?
O voo desses VANTs se dá por meio de uma mecanismo igual ao dos ventiladores sem hélices externas, ou seja, por uma propulsão interna de ar que se dispersa por frestas do anel central, o que segundo a AUDI é plenamente possível devido ao seu design de baixo peso.
Os drones Pathfinders também terão a função de transmitir imagens captadas por câmeras neles instaladas, isso para que o motorista tenha imagens em tempo real do percurso a frente, tornando o drone não só em uma ferramenta de iluminação, mas também de obtenção de imagens aéreas para evitar obstáculos repentinos ou acidentes.
Como podemos ver, cada vez mais o mundo segue a tendência aplicar em cada vez mais plataformas a tecnologia embarcada dessas pequenas aeronaves, sendo isso um sinal positivo para que os futuros profissionais e entusiastas do ramo continuem investindo em suas tecnologias.
Escrito por Diogo Santiago Sobral, Engenheiro Mecânico.