Mas o que é os Drones kamikaze que ameaçam a Ucrânia

0
Drones-kamikaze-russia

O Mercadrone traz o melhor conteúdo relacionado aos drones ao redor do mundo.
Nem sempre os drones são usados para o bem como é no caso desse artigo feito pela CNN que relata o que é os drones Kamikaze e como eles funcionam.

Nesse caso Ucrânia pediu ajuda aos seus aliados que forneçam ferramentas ou mais sistemas de defesa aérea e munição depois que a Rússia intensificou o uso de “drones kamikaze” em seu ataque contra a Ucrânia.

Kiev disse que Moscou usou drones kamikaze fornecidos pelo Irã em ataques contra Kiev, Vinnytsia, Odesa , Zaporizhzhia e outras cidades da Ucrânia nas últimas semanas, e pediu aos países ocidentais que intensifiquem sua assistência diante do novo desafio.

Os drones têm desempenhado um papel significativo no conflito desde que a Rússia lançou sua invasão em larga escala da Ucrânia no final de fevereiro, mas seu uso aumentou desde que Moscou adquiriu os novos drones do Irã.

Os próprios ucranianos têm usado drones kamikaze para atacar alvos russos – e pediram a seus aliados que lhes fornecessem mais dessas armas mortais.

Ja mostramos aqui em nosso blog vários tipos de drones que beneficiam a população, entretanto para essa caso

Conheça um pouco sobre os drones kamikaze?

 


Os drones Kamikaze, ou drones suicidas, são um tipo de sistema de armas aéreas. Eles são conhecidos como “munição de vadiagem” porque são capazes de esperar algum tempo em uma área identificada como um alvo potencial e só atacar quando um ativo inimigo for identificado.

Eles são pequenos, portáteis e podem ser facilmente lançados, mas sua principal vantagem é que são difíceis de detectar e podem ser disparados à distância.

O nome “kamikaze” refere-se ao fato de os drones serem descartáveis. Eles são projetados para atingir atrás das linhas inimigas e são destruídos no ataque – ao contrário dos drones militares mais tradicionais, maiores e mais rápidos que voltam para casa depois de lançar mísseis.

drones-de-guerra-ucrania

Mas quais drones a Rússia está usando na Ucrânia?
Os militares ucranianos e a inteligência dos EUA dizem que a Rússia está usando drones de ataque feitos pelo Irã. Autoridades dos EUA disseram à CNN em julho que o Irã começou a exibir drones da série Shahed para a Rússia no aeródromo de Kashan, ao sul de Teerã, no mês anterior. Os drones são capazes de transportar mísseis guiados com precisão e têm uma carga útil de aproximadamente 50 kg.

Em agosto, autoridades dos EUA disseram que a Rússia havia comprado esses drones e estava treinando suas forças para usá-los. De acordo com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a Rússia encomendou 2.400 drones Shahed-136 do Irã.

A Ucrânia afirmou que suas forças derrubaram um desses drones pela primeira vez no mês passado perto da cidade de Kupyansk, em Kharkiv. Houve mais ataques relatados desde então. Os militares de Kiev disseram na quarta-feira (12) que derrubaram 17 drones Shahed-136 somente naquele dia. De acordo com fotos divulgadas pelas autoridades ucranianas, a Rússia renomeou os Shaheds e os está usando sob o nome de “Geran”.

Autoridades dos EUA dizem que já houve “algumas evidências” de que os drones iranianos “já sofreram inúmeras falhas” no campo de batalha.

O subsecretário de Defesa para Políticas dos EUA, Sasha Baker, disse a repórteres no final do mês passado que “a ideia de que eles representam algum salto tecnológico à frente, francamente, não estamos vendo confirmada nos dados”.

Moscou também tem seus próprios drones kamikaze, fabricados pelo fabricante russo de armas Kalashnikov Concern. A Ucrânia afirmou na quarta-feira (12) que derrubou dois desses drones ZALA Lancet naquele dia.

Como a Ucrânia pode se defender contra esses drones?
A Ucrânia pede a seus aliados sistemas de defesa aérea desde o início da guerra em fevereiro, mas a necessidade se tornou mais urgente desde que a Rússia começou a usar os drones de fabricação iraniana.

A Russia possui uma inteligencia e um poder de envios de drones em passa que é extremamente agressivo as forças da Ucrânia como mostra a foto:

lancamento-de-drone-kamizaki
Os sistemas de defesa aérea foram uma das três principais prioridades de uma lista de desejos de armas ucranianas apresentada durante uma reunião do Grupo de Contato de Defesa da Ucrânia em Bruxelas na quarta-feira (12), de acordo com um folheto fornecido aos ministros da Defesa participantes do encontro.

O general Mark Milley, presidente do Estado-Maior Conjunto dos EUA, disse a repórteres após a reunião na quarta-feira que os EUA e seus aliados precisavam fornecer à Ucrânia sistemas de defesa aérea para que a Ucrânia ajudasse a defender seu espaço aéreo contra ataques vindos de forças russas.

“Muitos países têm Patriot, muitos países têm outros sistemas, há toda uma série de sistemas israelenses que são bastante capazes, os alemães têm sistemas como mencionamos, então muitos dos países que estavam aqui hoje têm uma grande variedade de sistemas”, disse Milley.

“A tarefa será reuni-los, implantá-los, treiná-los, porque cada um desses sistemas é diferente, garantir que eles possam se conectar a um comando e controle e sistemas de comunicação e garantir que tenham radares que possam conversar com uns aos outros para que possam adquirir alvos nos voos de chegada.”

As defesas aéreas que a Ucrânia precisa para combater os drones kamikaze são diferentes dos sistemas usados ​​contra mísseis de cruzeiro e armas semelhantes. O sistema de mísseis de defesa aérea Patriot – que significa “Phased Array Tracking Radar to Intercept of Target” – foi projetado para combater e destruir mísseis balísticos de curto alcance, bem como aeronaves avançadas e mísseis de cruzeiro, e pode ser usado contra drones.

Autoridades ucranianas disseram que as forças de defesa aérea ucranianas já estavam derrubando o “volume” dos drones Shahed. O comandante militar sênior da Ucrânia, general Valerii Zaluzhnyi, tuitou na terça-feira (11) seus agradecimentos à Polônia como “irmãos de armas” por treinar um batalhão de defesa aérea que, segundo ele, destruiu nove dos 11 Shaheds. Ele disse que a Polônia deu à Ucrânia “sistemas” para ajudar a destruir os drones.

No mês passado, houve relatos de que o governo polonês havia comprado equipamentos israelenses avançados (Israel tem uma política de não vender “tecnologia defensiva avançada” para Kyiv) e depois os transferiu para a Ucrânia.

Zelensky fez outro apelo por mais capacidades de defesa aérea na quinta-feira, dizendo que Kyiv tem apenas cerca de 10% do que precisa para combater os ataques de Moscou.

A Ucrânia também tem drones kamikaze?
Os militares ucranianos estão usando drones kamikaze RAM II, que foram desenvolvidos por um consórcio de empresas ucranianas e comprados com dinheiro financiado por ucranianos comuns. Essas munições guiadas com precisão podem transportar ogivas de 3 kg (6,6 libras) e ter um alcance de voo de até 30 quilômetros, de acordo com os fabricantes.

Mas Kiev também conta com seus aliados para suprimentos de drones . Os EUA enviaram vários tipos de sistemas de armas aéreas para a Ucrânia. Isso inclui drones Switchblade – pequenos drones kamikaze portáteis que podem carregar uma ogiva e detonar no impacto. O Switchblade 300 e o maior Switchblade 600 são produzidos pela empresa de defesa americana AeroVironment.

O menor Switchblade 300 pode atingir um alvo a até 9,6 quilômetros, de acordo com as especificações fornecidas pela empresa, enquanto o maior Switchblade 600 pode atingir mais de 32 quilômetros de distância. Ambos os sistemas podem ser configurados e iniciados em poucos minutos.

Artigo Mercadrone com fonte: CNN

Fonte: CNN

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.