Até onde o drone pode ir? Veja a distância de controle de mais de 50 modelos

0
Até onde vai o drone?

Assim como o tempo que um drone pode ficar voando, outra dúvida comum de pessoas interessadas em comprar um modelo é: até que distância esse drone consegue voar? Nesse artigo nós destacamos a distância máxima que os principais drones para consumidores do mercado podem voar, com uma lista de mais de 50 modelos. Entre eles, os mais baratos que não passam de algumas dezenas de metros, até modelos como os da linha DJI Mavic 3, que alcançam incríveis 15 quilômetros.

 

QUAL DRONE VOA A DISTÂNCIA MAIS LONGA? VEJA LISTA COM OS PRINCIPAIS MODELOS

 

A tecnologia de comunicação entre o drone e controle impacta em mais funcionalidades do que a distância que o drone pode ir. Uma tecnologia melhor proporciona comandos mais responsivos e suporte a envio de imagens em maior qualidade da câmera do drone para a tela do controle/smartphone/tablet.

Cada fabricante utiliza um nome para sua a tecnologia de comunicação entre drone e controle. A DJI chama de OcuSync (ou apenas O), já a Autel Robotics chama de Skylink, a FIMI de RokLink e a Hubsan de SyncLeas. Dentro das tecnologias ainda tem versões, sendo que as mais recentes entregam maior distância de controle e maios resolução de transmissão de imagens. Essas tecnologias consideram a distância que o drone pode alcançar e também a qualidade de imagem que o drone envia para o smartphone/controle e a responsividade aos comandos.

Abaixo, dados dos fabricantes sobre distância e resolução de imagem dos seus drones. Mas esses dados devem ser analisados com cautela, porque a resolução que a tela junto ao controle recebe está diretamente associada à qualidade de comunicação, ou seja, quanto mais longe o drone está do controle, pior tende a ser a qualidade de imagem enviada para a tela. A Autel Robotics, por exemplo, promete imagens em resolução 2.7K a até 1Km de distância, já a DJI não trabalha com resoluções tão altas, mesmo com sistema mais eficiente.

  • DJI Ocusync 2 / O2 : 10 Km, 720p 30FPS
  • DJI Ocusync 3 / O3 : 12 Km, 1080p 30 FPS
  • DJI Ocusync 3+ / O3+ : 15 Km, 1080p 60FPS
  • Autel SkyLink EVO Nano Series: 10Km, 2.7K 30FPS até 1Km
  • Autel SkyLink EVO Lite Series: 12 Km, 2.7K 30FPS até 1Km
  • Hubsan Syncleas 2.0: 9Km, 720p 30FPS
  • Hubsan Syncleas 3.0: 10Km, 1080p 30FPS

É importante destacar que, dependendo do modelo de drone, os dados de distância podem ser inferiores por motivos técnicos. O drone FPV DJI Avata, por exemplo, suporta O3+, mas a distância máxima de controle é 10Km. Isso acontece, provavelmente, porque ele precisa de comandos mais responsivos e quanto mais longe, pior a latência. O que afeta diretamente no controle do drone, assim como o envolvimento dos óculos no ecossistema de componentes talvez também implique em diminuir o potencial de distância de controle.

CUIDADO COM O VENTO EM VOOS LONGOS: vale destacar um ponto bem importante relacionado a voos para distâncias muito longas: a força do vento! Nós somos de Florianópolis, e por aqui venta muito, o que exige bastante cuidado com isso. Enviar o drone para uma direção com o vento a favor é tranquilo, mas dependendo o modelo, a distância e a força do vento, o retorno pode ser muito complicado, até mesmo causando a perda do drone. A autonomia de bateria que o drone informa na interface de controle do app é calculada junto com a força que os motores estão gerando, e com vento a favor há menos força envolvida, podendo induzir ao erro na carga disponível, sendo que ao retornar o cálculo vai mudar rapidamente com autonomia caindo drasticamente assim que ele começar a fazer mais força devido ao vento contrário. Cuidado, é muito comum a perda de drones nesse cenário.


Abaixo a lista em ordem de menor distância de controle para maior distância de controle:

Drones com distância de controle abaixo de 1 quilômetro

Começamos com os modelos com suporte a distância de controle abaixo de 1 Km, normalmente modelos com perfil de voo interno ou mesmo de brinquedo, mas que também podem contar com algum modelo mais robusto em tecnologias como o Skydio R1. Normalmente, nesse caso a conexão é Wi-Fi e considera a comunicação direta com o próprio smartphone, em alguns casos como no caso do Tello e Mitu, sem um controle remoto obrigatório para controlar o drone. Tudo é feito pela tela do smartphone.

Drones com distância de controle de até 4 quilômetros

Até 4 quilômetros, temos os modelos que já conseguem voar distâncias bem interessantes para captação de imagens.

Drones com distância de controle de 4 até 10 quilômetros

De 4 até 10 Km temos, na maioria dos casos, os drones com sistema de comunicação mais eficientes, que normalmente se comportam melhor no quesito estabilidade de sinal do que modelos com suporte a distância de controle inferior, o que é esperado.

Em nossas reviews sempre reforçamos que para a grande maioria das pessoas não tem sentido algum ir ao limite de distância de drones que suportam 10Km. Porque ao alcançar essa distância, a bateria já está próxima de seu limite para garantir o retorno seguro do drone. Logo, o tempo para fazer algumas filmagens ou curtir o local aonde o drone foi é curto. Mas o que muda em sistema de comunicação melhores é que em distâncias intermediárias a estabilidade de conexão é muito boa, garantindo um controle melhor do drone, especialmente com comandos mais responsivos e sem cortes da imagem da câmera.

Quem já teve um modelo como o Mavic Mini ou Mavic Air de primeira geração sabe o quanto eles são instáveis devido ao seu sistema de conexão. Especialmente em áreas urbanas ou mesmo em locais como em um hotel com muita interferência de redes WiFi, situação que melhora muito em um modelo como o Mini 2 que é baseado em OcuSync 2 (O2).

Reforçamos ainda que não testamos nenhum drone da Hubsan e alguns outros modelos dessa lista. Em nosso canal no Youtube, especialmente nas reviews dos modelos, falamos das nossas experiências relacionadas a distâncias de voos e especialmente à estabilidade de comunicação.

P4 DA DJI

MAVIC DA DJI

Drones com distância de controle acima de 10 quilômetros

Abaixo, os drones que possuem tecnologia de comunicação de controle que permitem voar mais de 10 Km de distância. Nessa lista, quase todos os drones são da DJI e possuem suporte à tecnologia O3 ou O3+. A tecnologia O3 permite que os drones voem até 12 Km de distância, enquanto a tecnologia O3+ permite que os drones voem até 15 Km na maioria dos cenários.

Vale aqui reforçar que modelos como o DJI Avata possuem suporte ao O3+, mas a distância máxima fica em 10 Km. Isso porque, além do controle e drone, ainda é necessária a comunicação com os óculos, que provavelmente diminui a distância final de controle, além da responsividade de comandos, muitos mais importante em um drone FPV.

Mavic 3 da dji

O controle e posição que ele é segurado fazem a diferença em melhor sinal de conexão

Como estamos falando de um sistema de comunicação entre um controle e um drone, naturalmente as antenas do drone e do controle tem um papel fundamental em alcançar a distância de controle informada pelo fabricante, mas além disso outro detalhe que pode fazer muita diferença é a forma como o piloto segura o controle, e isso varia de controle para controle.

Abaixo uma foto de três modelos de controles remotos / radio controles, dois deles da DJI e um da Autel. Um ponto a ser mencionado é que o drone que define a tecnologia de conexão, como exemplo o Mini 3 suporta O2 até 10Km, enquanto o Mini 3 Pro suporta O3 até 12Km e os drones Mavic 3 O3+ até 15Km, mas todos utilizam os mesmos controles RC-N1 e DJI RC, que suportam todas as tecnologias.

Os controles usados nos drones

Em se tratando de sinal de comunicação com o drone, como exemplo da questão da forma como o piloto segura o controle, modelos de controle como o DJI RC-N1 (o tradicional controle sem tela que acompanha os drones Mini 2, Air 2S, Mavic3 entre outros) e o próprio DJI RC (com tela integrada), possuem suas antenas fixas, não sendo possível direcionar elas, logo a melhor forma de ter o cenário ideal de conexão é alterando a posição como segura o drone para que a conexão funcione da melhor forma possível. Vejam abaixo uma imagem retirada do manual da DJI mostrando a forma correta para segurar o controle DJI RC com tela integrada, que é exatamente a mesma forma que o controle RC-N1 deve ser utilizado.

Alguns modelos de controle possuem antenas articuláveis, dessa forma é possível alterar o direcionamento delas, não sendo necessário fazer esse processo com todo o controle. Entre os modelos que tem essa característica está o controle dos drones da linha Mavic 2 e o DJI RC Pro, o melhor controle da DJI para drones tradicionais. É importante ficar atento a esse detalhe dependendo o drone e modelo de controle que possui, basta conferir o manual.

 

 

Esse artigo tem como fonte o site MUNDO CONECTADO
Veja esse artigo e muitos outros que o site mundo conectado tem.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.