Mercado dos Drones

Entre para o mundo dos drones no Brasil

Os drones, também conhecidos como Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), vêm ganhando popularidade nos últimos anos e oferecem uma ampla gama de oportunidades de negócios para empreendedores de diversos setores. Se você está interessado em empreender com drones, este artigo irá fornecer uma visão geral das oportunidades e desafios que você pode enfrentar e oferecer algumas dicas para ajudá-lo a ter sucesso.

Para se ter uma ideia de como o mercado evolui nós do Mercadrone trouxemos um gráfico produzido pela MundoGEO.

Mercado dos Drones
Veja a projeção de crescimento do mercado de drone feito pelo MUNDOGEO

O que são drones e como eles são usados?

Os drones são aeronaves sem piloto que podem ser controladas remotamente ou voar autonomamente com base em um programa pré-determinado. Eles são usados em uma ampla variedade de setores, desde o entretenimento até a agricultura, passando pela indústria cinematográfica, de construção civil e segurança pública.

Algumas das aplicações mais comuns para os drones incluem:

  • Filmagem aérea: Os drones são frequentemente usados para capturar imagens e vídeos aéreos para a indústria cinematográfica, televisão, publicidade e eventos esportivos.
  • Mapeamento e topografia: Os drones são equipados com câmeras e sensores que podem coletar dados geoespaciais para uso em mapeamento e topografia, tornando-os uma ferramenta valiosa para a indústria de construção civil e engenharia.
  • Agricultura: Os drones podem ser usados para monitorar colheitas, detectar doenças e pragas, aplicar pesticidas e fertilizantes com precisão, reduzindo custos e aumentando a eficiência.
  • Inspeção e manutenção: Os drones são usados para inspecionar estruturas, linhas de energia, turbinas eólicas e outras instalações que podem ser difíceis ou perigosas de acessar por meio de métodos tradicionais.
  • Entrega: Algumas empresas estão testando o uso de drones para entrega de pacotes, alimentos e outros itens.

Como empreender com drones?

Se você está interessado em empreender com drones, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a começar:

  1. Identifique sua área de atuação

Existem inúmeras oportunidades de negócios com drones, por isso é importante identificar uma área específica em que você deseja atuar. Por exemplo, se você tem experiência em filmagem e produção de vídeos, pode se especializar em filmagem aérea. Se você tem experiência em engenharia ou topografia, pode se concentrar em mapeamento e topografia.

  1. Adquira os equipamentos necessários

Dependendo da sua área de atuação, você precisará de diferentes tipos de drones e equipamentos. Por exemplo, se você está fazendo filmagens aéreas, precisará de um drone com uma câmera de alta qualidade e estabilização de imagem. Se você está trabalhando na agricultura, precisará de sensores especiais para coletar dados precisos.

  1. Obtenha as licenças necessárias

Em muitos países, incluindo o Brasil, é necessário obter licenças e autorizações para operar drones comercialmente. Verifique com as autoridades locais as exigências para sua área de atuação.

  1. Desenvolva suas habilidades e conhecimentos

Para ter sucesso como empreendedor de drones, é importante ter habilidades

Leia tambem um artigo super interessante que nós do Mercadrone fizemos a algum tempo que pode lhe ajudar a empreender no mercado de drone.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.